Ciclovia da Avenida Afonso Pena, em BH: obra vai continuar?

Justiça negou pedido do MP para paralisar obras da ciclovia na capital mineira. Apesar disso, prefeitura não deve prosseguir com trabalhos até que haja decisão definitiva

Notícias
 

Fonte: Estado de Minas/ G1  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 17 de abril de 2024

Desenho do projeto de revitalização da Av. Afonso

Desenho do projeto de revitalização da Av. Afonso Pena (BH)

créditos: Divulgação/ PBH

A Justiça negou nesta terça-feira (17) o pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para suspender as obras da ciclovia na Avenida Afonso Pena, na região centro-sul de Belo Horizonte. Ainda cabe recurso da decisão, que é liminar (temporária) e por isso a prefeitura decidiu manter as obras paralisadas até o encerramento da ação cívil.

 

O juiz Thiago Grazziane Gandra, da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal, entedeu que o MPMG não apresentou elementos suficientes para comprovar ilegalidade por parte da Prefeitura de Belo Horizonte ou de danos irreparáveis ou irreversíveis para a cidade. E, segundo Gandra, a paralisação das obras traria um “prejuízo à coletividade”, já que as intervenções estão em estágio avançado. 

 

Entenda o caso

No início do mês, o MPMG pediu à Justiça a suspensão imediata das obras da ciclovia até que o executivo municipal apresentasse o licenciamento urbanístico das obras. Entre as reivindicações, o órgão destacou o corte de árvores ao longo do trajeto da ciclovia, que compreende a criação de uma via exclusiva para os ciclistas, nos dois sentidos, em toda a extensão da avenida – desde a Praça Rio Branco, no coração do Centro, até a Praça da Bandeira, no Mangabeiras, área nobre da capital e distante do hipercentro.  

 

Em sua decisão, o juiz ponderou que o MPMG não especificou a quantidade de espécimes que seriam suprimidos ao passo que a prefeitura indica o corte de apenas uma árvore. Ele também destacou que o projeto do executivo municipal prevê que os trechos de ciclovia se adequarão às árvores e ao paisagismo já existentes.

 

Ciclovia na Afonso Pena: obras estão adiantadas Foto: Cristiano Scarpelli

 

A obra da ciclovia da Afonso Pena compõe um pacote de obras de requalificação do Centro de BH. Especificamente sobre a ciclovia, a Prefeitura argumentou que a obra não altera de forma significativa o trânsito da via, que o projeto está alinhado à política nacional de mobilidade urbana e que não há necessidade de licenciamento urbanístico.

 

Em nota, o município informou que as demais obras de requalificação da Avenida, do programa Centro de Todo Mundo, estão mantidas. Ressaltou, ainda, que o Plano Diretor de BH, aprovado pela Câmara, prevê 400 km de ciclovia em toda a cidade, sendo que 110 km já estão prontos.

 

O MPMG confirmou que foi notificado da decisão e que vai recorrer.

 

Leia também:
Ativistas saem em defesa da ciclovia na Avenida Afonso Pena, em BH
Aprovada a revitalização da av. Afonso Pena em BH
Nova ciclovia no centro de BH está praticamente pronta
Ciclovia incompleta em BH expõe ciclistas a alto risco


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário