BRT Transoeste: 93% de satisfação, diz estudo da concessionária

Estudo da Concessionária BRT ouviu cerca de 2 mil pessoas, que destacaram em especial a rapidez no tempo da viagem

Notícias
 

Fonte: Jornal do Commercio  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 28 de maio de 2013

BRT tem boa aceitação de público no Rio

BRT: boa aceitação de público no Rio

créditos: Divulgação

 

O serviço de transporte TransOeste do Rio de Janeiro tem 93% de clientes satisfeitos, segundo pesquisa divulgada na quinta-feira pelo Consórcio BRT. Realizada pelo Instituto Insider, o estudo ouviu cerca de 2 mil pessoas de 15 a 64 anos, que deram uma nota média de 7,64, em uma escala de 0 a 10. De acordo com o levantamento, o aspecto mais bem avaliado foi a rapidez da viagem, com índice de 76% de satisfação.

 

"O principal atributo, da rapidez, está demonstrando grande consistência. Tem sido feito um trabalho diário de ajuste do serviço e na frequência dos ônibus, o que nos permite atingir plenamente os resultados", analisou o gerente-geral do consórcio, Alexandre Castro.

 

De acordo com Castro, os esforços agora estão voltados para melhorar o conforto dentro dos ônibus articulados, já que o BRT passou a ser um transporte de massa que, muitas vezes, supera as linhas de ônibus convencionais, em termos de volume de passageiros. Atualmente, o sistema registra uma média de 100 mil passageiros por dia.

 

A pesquisa mostrou ainda que 18% das pessoas acreditam que o uso da pista exclusiva do BRT foi benéfico para o trânsito da região onde circula. Em um questionamento específico, os passageiros relataram que tiveram redução de até 34 minutos por viagem, em média, quando comparado ao serviço regular de ônibus.

 

A pesquisa também mostrou que 72% dos passageiros conhecem mais o meio de transporte pelo nome BRT do que pelo apelido escolhido - Ligeirão. Com isso, a concessionária criou uma nova logomarca e o serviço passará a ser denominado como BRT TransOeste. O mesmo ocorrerá com os próximos corredores atualmente em construção, como o Transcarioca, Transbrasil e Transolímpico.

 

Castro explicou ainda que, à medida em que for sendo adotada a nova nomenclatura, o termo Ligeirão vai desaparecendo da comunicação visual do BRT. "Ainda assim, trata-se de um apelido escolhido por meio de uma pesquisa popular. Por isso, o nome Ligeirão nunca desaparecerá", avalia Castro.

 

Lançamento

A partir de sábado, começa a operar o serviço expresso Mato Alto-Alvorada, que fará o trajeto entre a localidade de Mato Alto, em Pedra de Guaratiba, até o terminal Avorada, na Barra da Tijuca, com saídas a cada 10 minutos.

 

De acordo com o Consórcio BRT, o objetivo é proporcionar maior agilidade no período de maior movimentação de passageiros, bem como beneficiar quem embarcar ou tiver como destino as estações Ilha de Guaratiba, Recreio Shopping, Gláucio Gil e Salvador Allende, onde o serviço expresso fará paradas. O serviço funcionará de 5h30 às 8h30.

 

Leia também:

Copa das Confederações: custo das obras de mobilidade aumenta 17% 

Por mais segurança e responsabilidade no transporte público 

Ranking coloca BRTs de Rio de Janeiro e Curitiba entre os melhores do mundo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário