Ciclistas criticam projeto de emplacamento de bicicletas

Câmara Municipal de SP debateu projeto de lei que prevê obrigatoriedade da medida. Cicloativistas dizem que mais urgente é sinalizar a cidade para a bike

Notícias
 

Fonte: Portal da Câmara Municipal de SP  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 14 de junho de 2013

Bike no trânsito de SP: falta estrutura cicloviári

Bike no trânsito de SP: falta estrutura cicloviária

créditos: transitoaovivo.com

 

A Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia realizou na última quarta-feira (12), na Câmara Municipal, audiência pública para discutir a obrigatoriedade de licenciamento e emplacamento de bicicletas que trafegam pelas vias públicas do município de São Paulo.

 

O autor do projeto de lei é o vereador Adilson Amadeu, do PTB, que recebeu positivamente as as críticas recebidas dos presentes.

 

Segundo o parlamentar,  o objetivo de seu projeto é a identificação das bicicletas existentes hoje na cidade de São Paulo, que somam um milhão e duzentos mil veículos, sendo que sete milhões e meio em circulação. 

 

Contrários à lei

Entre os diversos cicloativistas e manifestantes presentes na audiência pública, estava o limpador de vidros David Santos Silva, de 21 anos, que no último mês de março teve o braço amputado durante acidente, quando circulava pela ciclofaixa da Avenida Paulista. O ciclista se manifestou contrário a lei. “O emplacamento não vai proteger o ciclista, a única coisa que vai acontecer é identificar a pessoa que cometeu o crime”, concluiu.

 

Quem também é contrário ao projeto é o vereador Ricardo Young (PV). Ele acredita que em vez de iniciar pelo emplacamento, primeiro deveria ser criado um estatuto da bicicleta na cidade. O parlamentar avalia a necessidade de adiar o projeto. “É necessário sinalizar melhor a cidade além de resolver o problema da educação dos motoristas, a ciclovia permanente e os bicicletários. Há um mundo de discussão antes de chegar a questão do emplacamento”. 

 

Ricardo Young lembrou ainda que a cicloatividade em São Paulo é uma solução necessária para uma cidade que já está vivendo um colapso em função do trânsito e não atinge suas metas em relação às questões climáticas.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

MÁRCIO SOARES PINHEIRO - 17 de Junho de 2013 às 05:58 Positivo 0 Negativo 1

Em S.P.como em qualquer outra cidade o ciclista se acha acima da lei como esse rapaz que perdeu o braço ao entrar contra mão na avenida aí em SP. Devem primeiro respeitar seus direitos.

Cidinha - 14 de Junho de 2013 às 17:06 Positivo 0 Negativo 1

Todos tem direitos e deveres, eu concordo que precisa ter um controle sobre os ciclistas, ciclista tem que ter regras como os motoristas. No Bom Retiro/SP, eles andam nas calçadas, passam no farol vermelho e andam pela contra-mão.

Clique aqui e deixe seu comentário