VLT de Cuiabá tira 80% dos ônibus de 3 das principais avenidas

Aproximadamente 80% dos ônibus deixarão de trafegar por 3 das principais vias de Cuiabá e Várzea Grande após a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)

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Fonte: ANPTrilhos  |  Autor: Gláucio Nogueira  |  Postado em: 18 de junho de 2013

VLT de Cuiabá tira os ônibus das ruas

VLT de Cuiabá tira os ônibus das ruas

créditos: Divulgação

 

O dado faz parte do Plano de Mobilidade Urbana, atualmente em fase de elaboração por parte de uma consultoria contratada pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de Mato Grosso (Secopa/MT).

 

Nas avenidas da FEB, Historiador Rubens de Mendonça (CPA) e Fernando Corrêa da Costa, o metrô de superfície passará a contar com total prioridade. Entre os tipos de linhas existentes, a redução de quilometragem rodada varia de 12% para as municipais de Várzea Grande, até 60% no caso das intermunicipais. As linhas municipais de Cuiabá sofrerão uma redução de cerca de 50%.

 

Uma das novidades está a mudança da localização do Terminal André Maggi, em Várzea Grande, para atender a demanda de passageiros. A medida pode resultar na redução da frota atual de ônibus das 4 empresas que operam os sistemas nos e entre os 2 municípios. Cuiabá conta hoje com 380 carros, Várzea Grande 78 e os intemunicipais chegam a 92 ônibus.

 

Engenheiro da Secopa, Rafael Detoni Moraes ressalta que algumas linhas que passam por estas avenidas, ou as cruzam, serão mantidas. “Mas teremos mudanças importantes no sistema como um todo na cidade”. Explica que as mudanças fazem parte de um processo de racionalização do transporte coletivo das duas cidades e podem representar um marco da mudança do conceito de locomoção nos municípios, a exemplo do que ocorre em grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro.

 

“Com um transporte mais racional, muitas pessoas poderão deixar seus veículos em casa e utilizar, com rapidez, o VLT, os ônibus, ou o sistema integrado”. Atualmente, grande parte das linhas está sobreposta e, em alguns casos, faz junto até 80% do itinerário. Detoni cita como exemplo a região do Coxipó, composta por cerca de 40 bairros.

 

“Hoje, eles (ônibus) saem dos bairros e passam a trafegar juntos pela Fernando Corrêa da Costa, até o centro da cidade. Com o VLT, boa parte dos ônibus vai transportar os passageiros até uma estação de integração e será o metrô de superfície que levará à região central”. Para efeito de comparação, cada composição do VLT comporta passageiros de 4 ônibus e meio.

 

O estudo está sendo tocado pela Oficina Consultores Associados, uma das maiores empresas do ramo de transportes da América do Sul, que já realizou diversos estudos nas duas principais cidades de Mato Grosso. “Eles possuem know how e todos os dados necessários para propor as mudanças. Encaminhamos a eles os dados atualizados e isso fez parte do estudo”.

 

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