MA: estado e município discutem mobilidade urbana para São Luís

Representantes dos executivo fizeram uma primeira reunião para discutir parceria para ações de mobilidade em São Luís e região metropolitana

Notícias
 

Fonte: G1 MA  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 11 de julho de 2013

Para representantes, reunião foi positiva

Para representantes, reunião foi positiva

créditos: Divulgação/Secom


Com o objetivo de discutir parcerias na área de mobilidade urbana para a capital do Maranhão, estiveram reunidas nesta quarta-feira (10) diversas autoridades - os secretários de Infraestrutura (Sinfra), Luís Fernando Silva; de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Hildo Rocha; e o chefe da Casa Civil do Maranhão,  João Abreu, além do secretário de governo da Prefeitura de São Luís, Rodrigo Marques, e o assessor especial da prefeitura, Carlos Rogério Araújo, 

Além de São Luís, foram tratadas, também, ações para os municípios de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, que compõem a Região Metropolitana da capital.

A Via Expressa, Avenida VI Centenário e a duplicação da Estrada do Araçagi (em processo de licitação) foram algumas iniciativas do governo defendidas durante o encontro. Além disso, projetos de requalificação do trecho já duplicado do Araçagi até o Quartel da PM, que beneficiará a Avenida dos Holandeses, com mais uma pista de cada lado.
Intervenções nos bairros

Também foram propostas interferências, como o alargamento de avenidas na Cidade Operária, Jardim América, Cidade Olímpica, Estrada da Mata e Avenida Tancredo Neves, na Cidade Operária, além da proposta de duplicação das rodovias MA-201 e MA-204.

O projeto de criação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que partirá da área Itaqui-Bacanga até o Centro Histórico, e de lá até a região do Cohatrac, seguindo pelo Maiobão e passando pela Cidade Operária e Cidade Olímpica, até o Maracanã e Pedrinhas, também, foi apresentado.
O secretário de governo de São Luís, Rodrigo Marques, enfatizou que a prefeitura está aberta ao trabalho em parceria com o Governo. “O município já tem parcerias com o governo federal, como para a instalação do VLT, que está em trâmite. Agora, trabalha também nesta frente com o Governo do Estado”, declarou.

Tanto governo quanto município avaliaram, positivamente, o primeiro encontro. “A conversa foi muito proveitosa, pois há muitos pontos de convergência. Na quinta (11), haverá reunião entre as equipes técnicas, para eliminar superposições e, depois, haverá outra reunião mais operacional, mais conclusiva, a fim de que possamos formatar um documento do governo do Estado em parceria com os quatro municípios para encaminhamento à presidente Dilma Rousseff”, assinalou Luís Fernando Silva, da Sinfra.

Rodrigo Marques (Semgov) também deixou o encontro com a mesma impressão. “A reunião foi bastante produtiva e nosso objetivo é unir forças e desenvolver um pacto por São Luís. Estamos trabalhando em três frentes: prefeitura e governo federal, prefeitura e governo do Estado com o governo federal e agora prefeitura e governo do Estado”, declarou Marques, acrescentando que “mobilidade urbana é o ponto de partida, mas outros assuntos, como educação, saúde e segurança serão tratados em outros momentos com o governo do Estado. O importante é que iniciamos esse diálogo”.


Leia mais:

Em Recife, monotrilho ou metrô para Avenida Norte

Governo do Ceará apresenta projetos de mobilidade urbana no valor de R$ 1,8 bilhão

Até 2016, Salvador terá 35 km em vias preferenciais para ônibus

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário