No Recife, monotrilho ou metrô para Avenida Norte

O projeto da Avenida Norte, desenhado inicialmente para um corredor de BRT (Bus Rapid Transit), tem a proposta de mudar para monotrilho ou metrô

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Fonte: Blog Mobilidade Urbana  |  Autor: Tânia Passos  |  Postado em: 10 de julho de 2013

O projeto terá 10km de extensão

O projeto terá 10 km de extensão

créditos: Divulgação

 

Mudar a estrutura da matriz do transporte público. O discurso da presidente Dilma Rousseff, que ofecereu R$ 50 bilhões para investimentos em mobilidade está provocando uma correria dos gestores públicos à Brasília por uma fatia dos recursos.

 

O governador de  Pernambuco, Eduardo Campos, e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, se reuniram hoje com os ministros das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e do Planejamento, Miriam Belchior para apresentar os projetos locais. Uma das grandes mudanças será a implantação de um modal de grande capacidade para a Avenida Norte. O projeto da Avenida Norte, desenhado inicialmente para um corredor de BRT (Bus Rapid Transit), sigla inglesa para Transporte Rápido por Ônibus, tem a proposta de mudar para monotrilho ou metrô.

 

De acordo com o secretário das Cidades, Danilo Cabral, o projeto do metrô para a Avenida Norte  terá 10km de extensão e o custo estimado é de R$ 4,1 bilhões. Já o monotrilho custaria R$ 2,1 bilhões. Em 2011,segundo Danilo Cabral, o estado chegou a fazer um projeto de uma parceria público privada para o monotrilho na Avenida Norte. “O projeto do monotrilho tem mais chance. Não apenas pelo preço, mas também porque o metrô iria segregar o espaço da via e precisaria de mais desapropriações “, apontou o secretário.

 

Estado e município apresentaram os projetos em conjunto. O prefeito Geraldo Julio levou dois projetos de VLT (Veículo Leve sobre Trilho) para o Recife. Uma linha circular com 8,6 km para o Centro e outra do Aeroporto, passando pela Avenida Conselheiro Aguiar até o Centro do Recife com 9km de extensão. Cada uma a um custo de R$1,1 bilhão.

 

O prefeito também pediu recursos para a implantação de quatro corredores preferenciais para os ônibus no modelo BRS (Bus Rapid Service) para as avenidas: Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Mporaes Domingos Ferreira e Beberibe. O corredor da Avenida Conselheiro Aguiar, que também teria um BRS, ficou de fora porque passou a ser incluído na linha do VLT.

 

O encontro foi considerado bastante positivo pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral. “Foi um primeiro encontro. Eles vão analisar os projetos de todo o país e faszer a seleção. Nós estamos muito otimistas de conquistarmos mais investimenntos para a melhoria do transporte público no estado”, declarou. No encontro, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos aproveitou para pedir reforço na liberação dos recursos para o BRT de Caruaru e o VLT de Petrolina. Veja abaixo o mapa da nova proposta viária para o Recife.

 

mapa linhas recife

 

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Comentários

Diogo Morais - 22 de Julho de 2013 às 00:08 Positivo 0 Negativo 0

O governador de Pernambuco optar por implantar o Metrô ao invés do BRT no corredor da BR-101 entre Cajueiro Seco e Igarassu. A demanda reprimida ali é muito grande e um corredor de ônibus não vai ser suficiente.

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