Prefeitura de Manaus anuncia pacote para baratear tarifa de ônibus

Por ora são promessas: o vale-transporte passaria a ser administrado pela prefeitura; cartão Passa Fácil seria usado diretamente na catraca, sem passar pelos terminais...

Notícias
 

Fonte: d24am.com  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 12 de julho de 2013

O vale-transporte será administrado pela prefeitur

Pacote de projetos para o transporte em Manaus

créditos: Divulgação

 

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, anunciou um pacote de projetos, na manhã desta quarta (10), para modernização e otimização do sistema de transporte coletivo. Ainda não há data para entrar em vigor.

 

Uma das medidas é que o vale-transporte seja administrado pela prefeitura. Outro benefício aos usuários é que o cartão Passa Fácil poderá passar direto na catraca para que então a prefeitura possa desativar os terminais 1 e 2.

 

Arthur prometeu exigir também que todos os ônibus tenham câmeras administradas pelo Centro de Controle de Operações do ManausTrans. Foi anunciada ainda a criação de um consórcio operacional para o sistema de transporte coletivo, com acesso a todos os dados e planilhas de custos do Sinetram. Por fim, três projetos serão encaminhados à Camara Municipal de Manaus para a regulamentação dos mototaxistas e dos transportes alternativos e executivos, com previsão de licitação para execução dos serviços.

 

A intenção é reduzir, a longo prazo, a tarifa de ônibus, hoje ao preço de R$ 2,75 em Manaus. A prefeitura admite que, num primeiro momento, não vai ser possível diminuir o preço da passagem, mas a idéia é otimizar o sistema, resolvendo todas as pendências técnicas para reduzirem a tarifa.

 

De acordo com Arthur, as medidas devem elevar o Índice de Passageiros por Quilômetro (IPK) de 1.5 para 2.08, igual ao índice de Fortaleza. Na capital do Ceará, a tarifa de ônibus custa R$ 2,20. A meta da prefeitura é cobrar uma valor similar em Manaus futuramente. 

 

Leia também:

Os níveis históricos da venda de carros no Brasil 

Prefeitura de Manaus anuncia criação de ciclovia na Avenida Brasil 

Veículo Leve sobre Pneu pode ser alternativa para Manaus 




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário