Metrô de SP vai mais que dobrar a rede, promete governo

Com a expansão planejada de mais 100 km, São Paulo poderá alcançar a meta de 180 km de linhas de metrô e monotrilhos

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Hebert Franco  |  Postado em: 17 de julho de 2013

Monotrilho que circulará na Linha 15-Prata

Monotrilho que circulará na Linha 15-Prata

créditos: Divulgação/ Relatórios Metrô

 

Quatro linhas do Metrô de São Paulo seguem com obras em andamento, e quando finalizadas totalizarão 55,2 km e 51 estações na capital paulista, informou ao Mobilize a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM). As linhas são: 4-Amarela, 5-Lilás, 15-Prata e 17-Ouro.

 

Dois dos empreendimentos são de monotrilhos (linhas 15 e 17), nova alternativa de transporte apresentada pelo governo como solução para o “sufoco” no transporte público e aos congestionamentos na cidade.


Segundo o Metrô, o monotrilho é uma opção adequada à questão ambiental para grandes cidades, pois apresenta menor impacto com ruídos, comparado ao sistema convencional de metrô. Uma das vantagens também é o custo de implantação, até 20% inferior ao estimado para o VLT.

 

Frente ao desafio na mobilidade urbana da maior cidade da América Latina, foram anunciadas pelo governo do estado mais de R$ 45 bilhões em investimentos em transporte até 2015. Ao todo são sete projetos que estenderão a malha metroviária, que hoje é de 74,3 km, em mais 100 km, um aumento de quase de 135%.                                                              

Inauguração de estações e trechos
A partir de janeiro, segundo o cronograma da Secretaria de Transportes Metropolitanos, três novas estações entrarão em funcionamento. Uma delas, a Adolfo Pinheiro, pertence à linha 5-Lilás, na zona sul da cidade. As outras duas, Vila Prudente e Oratório, fazem parte do trecho da futura linha 15-Prata, com 2,9 km, o primeiro em monotrilho a operar no país.
 
A extensão total da linha 15 será de 24,5 km e ligará o bairro da Vila Prudente a Cidade Tiradentes, no extremo leste de São Paulo. A nova linha é prevista para operar plenamente em 2016 e terá capacidade para atender a 500 mil pessoas diariamente.
 
A nova estação da linha 5-Lilás será inaugurada após atrasos provocados por uma série de denúncias de irregularidades durante o processo licitatório para a contratação das obras. Depois de completada a extensão até a estação Chácara Klabin, a linha terá 20 km , 17 estações e atenderá a cerca 770 mil passageiros/dia. O investimento total é de R$ 7,4 bilhões.

Confira o mapa com as futuras linhas

Confira o mapa da rede de 2014
 
Obras em andamento

Linha 4-Amarela: Está em execução a segunda fase dos trabalhos da linha que tem 5 estações e liga atualmente a Luz, no centro, ao Butantã, na zona oeste. A etapa contempla as obras dos acessos e acabamentos de quatro estações, a construção da nova estação Vila Sônia, que terá um terminal de ônibus integrado, e o prolongamento da linha em cerca de 1,5 km de extensão em direção a Taboão da Serra. A linha terá extensão de 12,8 km, 11 estações, e transportará cerca de 1 milhão de usuários por dia. O investimento total é de R$ 5,6 bilhões.
 
Linha 17-Ouro: Anunciada anteriormente para 2013, a primeira fase da obra, entre o aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da CPTM, tem como novo horizonte 2014. O trecho terá 7,7 km de extensão e, ao todo, quer dizer que a Linha 17-Ouro terá, quando concluída, 17,7 km de extensão e 18 estações. Esta linha tem investimento de R$ 4,1 bilhões.
 
Futuras Linhas
Estão em processo licitatório mais três novas linhas para a cidade de São Paulo: a extensão da linha 2-Verde, da estação Vila Prudente até a futura estação Dutra, a linha 18-Bronze, ligando a estação Tamanduateí ao ABC, ambas por monotrilho; e a linha 6-Laranja ligando a Vila Brasilândia à estação São Joaquim , através de metrô convencional. Juntas, somam 44,6 km e 41 estações, num investimento aproximado de R$ 20,3 bilhões.

 

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Comentários

Jesus Salve São Paulo - 17 de Julho de 2013 às 21:29 Positivo 3 Negativo 6

XÔ MONOTRILHO DO MORUMBI !!!

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