Ciclovia causa discussões em Porto Alegre

Concluída há mais de um mês, faixa para bicicletas na José do Patrocínio é alvo de reclamações

Notícias
 

Fonte: Zero Hora  |  Autor: Débora Ely  |  Postado em: 22 de julho de 2013

Ciclovia liga as avenidas Loureiro da Silva e Venâ

Ciclovia liga as avenidas Loureiro da Silva e Venâncio Aires

créditos: Débora Ely / Agência RBS

 

Inaugurados em Porto Alegre há pouco mais de 40 dias, os 880 metros da Rua José do Patrocínio reservados para o trânsito de bicicletas se transformaram em alvo de queixas na região. Ciclistas alegam que a faixa é estreita, e o asfalto, desalinhado. Já para os comerciantes da rua da Cidade Baixa, a dificuldade é a restrição de 50 vagas de estacionamento e a diminuição do espaço para carga e descarga. Alguns alegam que, inclusive, já perderam clientes.



"Muitos deixam de vir porque não têm onde parar, e fica complicado para carregar grandes pacotes" reclama Emílio Doria, gerente de uma pet shop.

A insatisfação, no entanto não chega a ser um consenso no setor.

"Não tenho nada contra e, no geral, considero a ciclovia positiva. A circulação de carros ficou mais afastada e muitos clientes usam a faixa para se locomover" diz Eonar Leite, dona de uma loja de informática.

Fazendo a ligação entre as avenidas Loureiro da Silva e Venâncio Aires – que também integram o plano de ciclovias da Capital –, a pista tem registrado movimento constante. Mas uma série de insatisfações permeia os usuários que andam sobre duas rodas: a instalação da faixa no lado esquerdo da via, o que dificultaria os acessos e obrigaria o cruzamento em frente aos carros, e o desnível da pista próximo ao meio-fio.

50 quilômetros de faixas exclusivas até o Mundial
A analista de sistemas Kelly Sganderla, 34 anos, abandonou o carro da família e, diariamente, desloca-se de bicicleta pela região para ir ao trabalho. A decisão foi motivada por uma insatisfação: a falta de paciência com o trânsito. Usuária da ciclovia da José do Patrocínio e membro da Associação dos Ciclistas de Porto Alegre, ela reconhece que o espaço ainda precisa de melhorias.

"Da forma como está, não funciona porque não há acessos, mas sabemos que não é uma ação isolada e que, no futuro, será formado um grande cinturão que ligará a Zona Sul e o Bom Fim" pondera Kelly.

Aos empresários da região, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promete providências. No final de junho, os descontentamentos da comunidade foram apresentados em uma reunião no salão paroquial da Igreja Sagrada Família.

Dentro do plano cicloviário da cidade – que já conta com 14 quilômetros de faixas exclusivas a bicicletas –, o espaço da José do Patrocínio apresenta uma peculiaridade: uma faixa de veículos foi retirada para a instalação da ciclovia. Até a Copa do Mundo, a prefeitura promete chegar a um total de 50 quilômetros de ciclovias na Capital.


Leia também:

Alugue bicicletas em qualquer lugar do mundo

Congestionamento do bem em Amsterdã

Curitiba propõe 300 km de ciclovias, mas governo federal nega recursos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Thiago - 22 de Julho de 2013 às 19:59 Positivo 1 Negativo 0

Essa de perder clientes é conversa fiada! Sempre tenho dificuldades em estacionar em grandes avenidas, mesmo porque quem ocupa estas vagas são funcionários e donos destas lojas! Perde-se o conceito de vaga rotativa com isso...

Clique aqui e deixe seu comentário