Ônibus híbrido deve voltar a circular em setembro no Recife

Lançado em junho, o ônibus elétrico híbrido circulará pelas ruas da capital pernambucana a partir de setembro, agora para estudos que avaliarão seu uso no transporte

Notícias
 

Fonte: Diário de Pernambuco  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 31 de julho de 2013

O primeiro ônibus elétrico híbrido de Pernambuco

O primeiro ônibus elétrico híbrido de Pernambuco

créditos: Andréa Rêgo Barros/PCR

 

Até o final do ano, para que possa ser objeto de estudos, voltará a circular Região Metropolitana do Recife o ônibus elétrico híbrido, veículo que traz baixa emissão de gases poluentes. 

 

Após esse período, será analisada a inserção do veículo híbrido no sistema de transporte coletivo da cidade, com a meta de se investir cada vez mais em energia limpa. Agora, nessa segunda etapa, vai alternar diversas linhas, circulando todos os dias, até o fim do ano, para simular sua utilização como parte da frota já existente.

 

O ônibus foi lançado em junho, durante a Copa das Confederações.Na ocasião,  durante duas semanas, fez o percurso da linha 040 (Cidade Universitária/Boa Viagem/Derby/Cidade Universitária), além de realizar o atendimento especial ao público da Copa, nos dias 16, 19 e 23 de junho, no trecho do Estacionamento Parqtel a Arena da Copa em torno de três quilômetros.

 

A iniciativa faz parte do programa de mobilidade sustentável de Pernambuco que a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) vem desenvolvendo em parceria com as secretarias das Cidades, Recursos Hídricos e Energéticos e Prefeitura da Cidade do Recife. 

 

O ônibus híbrido possui uma tecnologia de baixa emissão de carbono, que permite que o veículo tenha autonomia para gerar a energia necessária para se locomover, contando com a ajuda de um motor movido a biodiesel para dar partida e recarregando a bateria durante as pausas. Além disso, ele também é mais confortável, sendo equipado com ar-condicionado e é mais silencioso dos que os ônibus tradicionais.

 

Leia também:

Conheça as empresas que apresentaram menor preço na licitação dos corredores BRT no Recife 

Ciclofaixa do Recife ganha equipamentos de fiscalização de velocidade 

Estacionar carro nas calçadas do Recife vai gerar multa mais pesada a partir de agosto 




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário