Geração Y, o próximo problema das montadoras

Conheça Natalie McVeigh, a mais recente dor de cabeça da indústria automobilística

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Fonte: NBC News.com  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 08 de agosto de 2013

Natalie McVeigh lê enquanto anda de ônibus

Natalie McVeigh lê enquanto anda de ônibus

créditos: Divulgação

 

Aos 25 anos, McVeigh mora em Denver e tem dois bons empregos, como analista de pesquisa e professora-adjunta de filosofia. O que ela não tem - ou quer - é um carro.

 

Uma confluência de eventos - preocupações ambientais, a preferência por aparelhos eletrônicos modernos (gadgets) e o marasmo econômico de longos anos de depressão - está empurrando alguns adolescentes e jovens de vinte e poucos anos a optar para além daquilo que tem sido tradicionalmente considerado um rito americano de passagem: possuir um carro.

 

"É como se todas as forças estivessem trabalhando hoje  em conjunto contra o jovem motorista ", disse Karl Brauer, analista sênior e editor da Edmunds.com, um site de pesquisa automotiva.

 

Isso pode ser um problema para as montadoras, que ainda estão se recuperando da Grande Recessão que danificou extremamente sua indústria. Agora, elas podem achar que sua mais nova geração de clientes potenciais ou irá comprar menos carros, adiar a compra de carros até mais tarde na vida - ou não irão acabar comprando carros no final de tudo.

 

"Isso é definitivamente uma preocupação", disse George Peterson, presidente da AutoPacific, uma empresa de pesquisa de mercado automotivo, que vem acompanhando os compradores de carros novos por 20 anos. "Eles não estão tão envolvidos com carros e caminhonetes como a Geração X ou os Baby Boomers antes deles."

 

O percentual de veículos novos vendidos para a faixa etária de 21 a 34 anos atingiu uma alta de quase 38 por cento em 1985, mas está hoje em torno de 27 por cento, segundo a pesquisa CNW. Durante esse mesmo período, a percentagem de compradores de novos veículos, que estão na faixa etária dos 55 anos ou mais, tem geralmente tendido para cima, de acordo com o grupo de pesquisa do veículo.

 

O prognóstico não é necessariamente animador também. Em 2008, 82 por cento da faixa etária de 20 a 24 anos tirou sua carteira de motorista, de acordo com a Federal Highway Administration. Apesar de este percentual ter sido pouco menor que nos últimos anos, é mais baixo que os 87 por cento de 1994.

 

Pessoas de vinte a trinta anos são hoje também um pouco menos propensas a ter uma carteira de motorista do que em 1994, e parece que mais pessoas estão pelo menos adiando para obter sua licença. Apenas 31 por cento dos jovens de 16 anos de idade obtiveram sua licença em 2008, contra cerca de 42 por cento em 1994, segundo dados do governo.

 

Brauer diz que é uma questão econômica: uma combinação de alta taxa de desemprego entre os jovens somado aos problemas econômicos de seus pais, o que torna difícil para as pessoas mais jovens pagar os custos de dirigir um carro.

 

Mas há também outras questões de longo prazo referentes ao trabalho, ele diz.

 

Por um lado, muitos consumidores jovens se preocupam mais com as novas tecnologias, como o mais recente smartphone, do que com o último lançamento de um carro.

 

Isso pode ser por uma boa razão - graças à Internet e as mídias sociais, mais pessoas podem se conectar com os amigos, no trabalho ou até mesmo fazer seus trabalhos escolares sem nunca sair de casa, tornando-os potencialmente menos dependentes dos carros, porém mais dependentes das traquitanas eletrônicas (gadgets).

 

Brauer diz que esta geração está também pensando mais do que qualquer outra sobre as repercussões da mobilidade, tanto em termos de meio ambiente quanto de nossa dependência do petróleo.

 

"Eles sinceramente não conseguem ver um carro apenas como esta coisa legal que vai te buscar ou te levar a algum lugar", disse ele. "Na verdade, há algumas ressalvas."

 

Eu não precisava disso

McVeigh não fez um plano consciente para não dirigir. Depois de viver no exterior como uma adolescente, ela foi para a faculdade em uma cidade pequena e, em seguida, mudou-se para cidades maiores para fazer pós-graduação e trabalhar.

 

Primeiramente um carro parecia proibitivamente caro e desnecessário, porque ela podia caminhar ou usar o transporte público. Então ela simplesmente decidiu que não queria um carro.

 

"Eu meio que cheguei à conclusão de que eu não precisava disso", disse ela.

 

McVeigh usa o transporte público para chegar ao trabalho e gosta de poder passar seu tempo lendo ou corrigindo provas.

 

McVeigh também gosta de fazer exercício extra quando escolhe ir a pé para o trabalho ou ao supermercado, e está feliz por estar economizando dinheiro e não acrescentar mais poluição ao planeta.

 

Embora ela conheça outras pessoas nas grandes cidades da costa leste que não têm carros, McVeigh disse que se sente "estranha" em Denver.

 

"Ainda é uma cidade ocidental e todo mundo tem um carro", disse ela. "Todo mundo acha bizarro eu não ter um carro."

 

Mas, por enquanto, ela está feliz com sua decisão. A única vez em que não ter um carro é realmente inconveniente é quando ela quer visitar sua irmã na cidade montanhosa de Breckenridge, cerca de 80 quilômetros de distância, ou quando deseja ir a algum lugar com seus jovens sobrinhos que vivem lá.

 

Gadgets e milhagem de gás

Brauer, o analista da Edmunds.com, diz que os fabricantes de automóveis já estão começando a pensar quanto tempo vai demorar para aparecer pessoas como McVeigh nas lojas de veículos.

 

Muitos analistas de crédito da Ford tem feito seu melhor trabalho até agora. Recentemente, a empresa lançou uma nova versão do Fiesta que tem muito para atrair a Geração Y: um preço de etiqueta a partir de 13.320 dólares, quilometragem de cerca de 33 milhas por galão de gás combinado e, talvez o mais importante, tecnologia up-to-date para coisas como ativador de voz para busca de música e mensagens de texto audíveis.

 

Peterson, da AutoPacific, disse que a Hyundai e a Kia também estão começando a oferecer engenhocas atraentes para os compradores de carros novos, enquanto a Chrysler, General Motors, Toyota e Honda ainda estão "jogando catch-up”.

 

Mas será que a incorporação dessas funções é suficiente para convencer um jovem que está em cima do muro a assumir os pagamentos do carro e seus custos associados?

 

"Eu estava com medo que seria demitida de novo"

A economia fraca e o custo de propriedade do carro é o que empurrou Kathryn Goffredi, 24, a desistir de seu hábito de condução.

 

Como muitos adolescentes suburbanos americanos, Goffredi adquiriu uma licença e um carro aos 16 anos. Ela dirigia regularmente na escola, mas não na faculdade.

 

Após a faculdade, trabalhou nos subúrbios de Washington, DC. Ela estava pensando em substituir o seu carro quando foi demitida em janeiro. Um de seus primeiros pensamentos foi: 'Bem, graças a Deus que eu não comprei aquele carro."

 

Mesmo agora que ela tem um novo emprego, fazendo marketing para organizações sem fins lucrativos, Goffredi não tem planos para comprar um carro e deixou o carro velho para o irmão usar.

 

Porque viver e trabalhar na capital da nação, ela diz que seria um custo proibitivo ir trabalhar, e não vale a pena pagar por um carro que ela dirigiria apenas algumas vezes por semana. A economia incerta também a deixou nervosa quanto à perspectiva de voltar a mergulhar numa dívida.

 

"Eu estava com medo que poderia ser demitida de novo, você sabe, e eu poderia comprar este carro, trabalhar por três ou quatro meses e depois perder o emprego novamente e, em seguida, ficar presa com esses pagamentos", disse ela.

 

Uma grande questão para as montadoras - e estes jovens não-condutores - é o quão longe o transporte público irá levá-los. Os americanos podem ficar muito bem em grandes cidades, onde ônibus e metrô podem ser combinados com táxis e serviços de empréstimo de carro como Zipcar. Mas é um trabalho árduo mais difícil em algumas partes do país, mais conhecido por longos trechos de rodovias do que reluzentes linhas ferroviárias.

 

Dave Cole, presidente emérito do Centro de Pesquisa Automotiva, disse que a Geração Y pode não ficar tão excitada quanto a coisas como cavalos de potência e estilo como as gerações passadas. Mas ele acha que quando esta geração ficar mais velha e começar a comprar casas e ter filhos, eles irão eventualmente comprar um carro, em caso de necessidade.

 

"A dependência do transporte pessoal neste país, fora dos grandes centros urbanos, ainda é bastante profunda, então não há realmente nenhuma alternativa", disse ele.

 

Embora Goffredi esteja feliz com sua decisão de não possuir um carro por enquanto, ela diz que definitivamente poderia se ver comprando um carro no futuro caso consiga um emprego, ou tenha filhos. Mas agora ela tem outras prioridades para seu dinheiro extra.

 

"Você tem todo esse dinheiro, você sabe, e decide que poderia colocar tudo na compra de um carro, ou que pode colocá-lo em outras coisas, como roupas ou em sua vida social", disse ela.

 

Allison Linn é uma repórter da área financeira; escreve sobre economia, questões de consumo e finanças pessoais para a NBCNews.com e TODAY.com. Ela é também a principal escritora do blog Today Money's Life Inc. Trabalhou anteriormente em jornais em Colorado, Washington e Oregon. Passou quase dois anos como repórter na Alemanha, além de ter coberto a Microsoft, num trabalho conjunto entre NBCNews.com e The Associated Press.

 

Traduzido e adaptado por Alexandre Pelegi

[Sobre este tema clique para ler: "Transportation and The New Generation". Este artigo está resumido e traduzido por Felipe Ferreira de Lara e Roberto Marx na seção Ponto de Vista]


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