Transporte em SP é caótico desde o século 19

Livro lançado hoje(28) pela Fundação Energia e Saneamento traz fotos históricas e textos sobre a urbanização e a modernização do transporte público na cidade de São Paulo

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 28 de agosto de 2013

Livro mostra como o trânsito da cidade já era caót

Livro mostra como o trânsito da cidade já era caótico

créditos: Divulgação

 

Está sendo lançado nesta quarta-feira (28) o livro "Transformações urbanas: São Paulo 1893 -1940", com 180 fotos raras e históricas mostrando o processo de modernização da capital paulista. A obra é uma publicação da Fundação Energia e Saneamento, órgão de preservação da memória e do patrimônio do gás e eletricidade no estado criado pelo governo de São Paulo em 1998.

 

O livro revela algumas curiosidades, como por exemplo a razão de São Paulo ter um trânsito  caótico, e mostra que os problemas crônicos do transporte público - alvo dos protestos de junho em várias cidades brasileiras  - já existiam naquele tempo. Além disso, revela também que na ocasião já eram comuns os entraves políticos para a modernização do transporte, com o interesse dos barões em fixar linhas de bonde em lugares distantes e de pouca viabilidade às classes mais pobres.

 

Estas e outras informações estão no ensaio "A eletricidade em São Paulo", do professor Carlos A. C. Lemos, que relata em detalhes “o surgimento do usufruto público da eletricidade nas aglomerações urbanas”.

 

As imagens do livro são de Guilherme Gaensly, Pierre Doumet e Hugo Zanella, fotógrafos que registraram na época as operações das empresas de energia e saneamento. Essas fotos, juntamente com as de outros autores, entre eles o fotógrafo amador Raul Almeida Prado, mostram não apenas a instalação de postes de energia, a disposição de redes de esgotos ou a obra de retificação do Rio Pinheiros; revelam o cotidiano da época, relacionando o desenvolvimento urbano a aspectos como o trabalho, a tecnologia e o transporte.

 

A cidade na linha do tempo

Além de textos e fotos históricas, a obra traz uma linha do tempo, que pontua alguns momentos marcantes da construção de uma São Paulo industrial, a partir do fim do século 19: 

- Primeira tentativa de iluminação pública a partir de lampiões à base de óleo de baleia, mamona e peixe (1800);

- Início da urbanização do Vale do Anhangabaú (1877);

- Inaugurações da Avenida Paulista e do Viaduto do Chá (1891/92);

- Inauguração da primeira linha de bondes no Brasil (1900);

- Início das obras da represa do rio Guarapiranga (1906);

- Inauguração da Biblioteca Municipal (1916);

- Instalação da primeira linha de montagem de carros no Brasil (1919);

- Início de funcionamento da Usina de Cubatão (1926);

- Formação da Represa Billings (1927);

- Início das obras de retificação do rio Tietê (1929);

- Inauguração da estação Júlio Prestes (1938);

- Construção da Usina Elevatória de Traição (1940).

 

Serviço

O livro Transformações Urbanas: São Paulo 1893 a 1940 estará à venda na Rede de Museus de Energia por R$ 15,00 e disponível para consulta gratuita no Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Energia e Saneamento. O título foi patrocinado pela AES Eletropaulo e recebeu o apoio do Governo do Estado, por meio do PROAC – Programa de Ação Cultural.



Veja algumas imagens do livro


Inauguração: multidão cerca primeiro bonde (avô do VLT) a circular em São Paulo. Foto de 7 de maio de 1900, durante inauguração da linha Barra Funda-São Bento, ao longo da alameda Barão de Limeira, no trecho em frente à Casa de Carros.

 

 

 

Mosteiro: largo São Bento em 1900, mostrando à esquerda o Mosteiro e ao fundo o casario da rua Florêncio de Abreu.
Ao centro, a multidão aglomera-se na parada do bonde elétrico.

 

 

 

Museu Paulista: foto de 18 de janeiro de 1904 mostra obras ao longo de linha de bonde, em trajeto próximo ao trecho que seria ocupado posteriormente pela rua Bom Pastor, no bairro do Ipiranga. Ao fundo, o Museu Paulista. Imagem destaca o corte realizado
no terreno ao longo dos trilhos.

 

 

 

Trilhos urbanos: foto de novembro de 1929 mostra o assentamento de trilhos de bondes na rua São Paulo.

 

 

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