Criador do Mobilize Brasil recebe prêmio por método de comunicação

Ricky Ribeiro desenvolveu um sistema de comunicação para superar as limitações de sua doença. Agora, a iniciativa foi premiada pela Fundação Getulio Vargas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Hebert Franco  |  Postado em: 18 de setembro de 2013

Equipe Dal Ben, Ricky e Cristina Ribeiro

Equipe Dal Ben, Ricky e Cristina Ribeiro

créditos: Hebert Franco / Mobilize Brasil

 

Nesta segunda-feira (16), o idealizador do Portal Mobilize, Ricky Ribeiro, recebeu das mãos da Dra. Luiza Watanabe Dal Ben - da rede de atendimento de saúde domiciliar Dal Ben - o prêmio conferido pela Fundação Getúlio Vargas para um trabalho baseado no sistema de comunicação desenvolvido pelo jovem empreendedor para auxiliá-lo nas tarefas do dia-a-dia.  

 

Ricky sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa que lhe tirou todos os movimentos, preservando intacta a mente. O sistema que desenvolveu decorre das limitações que tem de enfrentar na comunicação com as pessoas que o cercam, como familiares e enfermeiros. Antes, servia-se apenas do computador, controlado pelo movimento dos olhos e a fala. Após complicações que levaram a uma intervenção cirúrgica no pescoço (traqueostomia), ele teve melhora na capacidade de respiração, mas ficou impedido de falar. Para driblar o problema, criou um sistema de tabelas que adota dois modos de interação: por meio do alfabeto (ordenado por vogais e grupos de consoantes) e por procedimentos rotineiros (por exemplo, ‘aspirar”, ‘checar batimentos’ etc.). Assim, consegue comunicar as ações mais comuns, agilizando o entendimento. 

 

 photo Semtiacutetulo_zpsf8daab1d.jpg

Equipe Dal Ben e Ricky


 photo 1_zps5c280ded.jpg

Dra. Luiza Watanabe Dal Ben e Ricky


O prêmio
Enquanto convivia com ele, a enfermeira Monika Silva percebeu o potencial da invenção e desenvolveu um trabalho, baseado na experiência com Ricky, para participar do Quali Hosp (Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde) da Fundação Getulio Vargas.  O trabalho foi premiado na categoria Comunicação em Saúde. 

 

“O que chamou a atenção foi a iniciativa do Ricky. A tabela poderá ser usada por pacientes com outras doenças que impossibilitam a fala, permitindo uma melhor comunicação com a família e seus cuidadores. Isso cria um maior grau de independência”, relata Monika. E completou: “Para realizar este tipo de trabalho devemos conhecer nossos pacientes, ter empatia com eles. Poder saber como e quando fazer o que o paciente precisa é o verdadeiro cuidado”.

 

Dal Ben
Aos 28 anos de idade, Ricky foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica. Com a evolução da enfermidade, a Dal Ben iniciou os serviços de Home Care em sua casa. 

 

A Dal Ben foi criada em 1992, com a premissa de estender os serviços de cuidados recebidos pelos pacientes em hospitais e clínicas, à comodidade de seus lares. Em pouco tempo, os resultados de melhora de pacientes, estimulados pela convivência familiar sem a experiência estressante de um hospital, foram expressivos. O serviço foi o pioneiro no estado de São Paulo e oferece um atendimento personalizado para cada tipo de assistência.

 

“Toda nossa equipe é muito bem treinada e capacitada. Antes de instalar o serviço de Home Care, é realizado um relatório para saber qual é a melhor forma de atendimento do paciente” comentou a Dra. Luiza Dal Ben. A empresa foi certificada com o selo de qualidade Joint Commission International (JCI), certificação presente em hospitais de referência como o Sírio-Libanês, Albert Einstein e o Alemão Oswaldo Cruz. “Atendemos a mais de 100 pacientes em seus domicílios e temos um sistema de registro de procedimentos para aumentar a segurança e o conforto de todos eles”, completa a Dra. Luiza.

 

Como funcionam as tabelas

As tabelas criadas por Ricky Ribeiro funcionam como guias para a construção de palavras. Quando a pessoa, impossibilitada de falar, deseja se comunicar, assinala com algum movimento predeterminado (piscadela, levantando a sobrancelha, mexendo a boca, etc.) a fileira onde a primeira letra se encontra, enquanto o interlocutor repete “coluna 1,2,3...”. Após determinada a fileira de letras, basta o seguir o mesmo processo para a escolha da letra. O processo continua até finalizar a palavra. Vamos tomar com exemplo a palavra MOBILIZE:

M: “Coluna 1, 2,3, 4”, “Sinal de positivo”, “M”, “Sinal de positivo”

O: “Coluna 1”, “Sinal de positivo”, “A,E,I,O”, “Sinal de positivo”

B: “Coluna 1, 2”, “Sinal de positivo”, “B”, “Sinal de positivo”

I: “Coluna 1”, “Sinal de positivo”, “A,E,I”, “Sinal de positivo”

L: “Coluna 1, 2, 3”, “Sinal de positivo”, “G,H,J,K,L”, “Sinal de positivo”

I: “Coluna 1”, “Sinal de positivo”, “A,E,I”, “Sinal de positivo”

Z: “Coluna 1, 2, 3, 4, 5”, “Sinal de positivo”, “T, V, W, X, Y, Z”, “Sinal de positivo”

E: “Coluna 1”, “Sinal de positivo”, “A, E”, “Sinal de positivo”

 

Seguindo a mesma ideia Ricky também criou a tabela de procedimentos rotineiros. Parece difícil, mas com a prática o processo se torna muito rápido.

 

Leia também:

 
 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário