Vivendo sem carro: sim, nós podemos!

Uma alternativa para quem quer abrir mão da vida com carro é encontrar um bairro na sua cidade em que seja mais fácil se locomover sem o transporte individual

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Julia Medici  |  Postado em: 01 de outubro de 2013

Existem muitos benefícios na vida de pedestre

Vida de pedestre e seus benefícios: invista nisso

créditos: Red de Ciudades por la Bicicleta

 

Existem muitos benefícios na vida de pedestre, e o principal é, sem dúvida, o ganho para a saúde. Andando a pé, de bicicleta ou optando pelo transporte público, a vida fica muito mais ativa – e, no caso dos dois primeiros exemplos, ainda você consegue se manter saudável.

 

É por isso que muitas empresas estão trabalhando pela mobilidade. Imobiliárias, por exemplo, pensam em empreendimentos que possuam um sistema de comércio e lazer dentro do próprio terreno: “As cidades estão caminhando para uma vida com menos carros e cada vez mais habitantes morando próximos aos centros comerciais. As construtoras já perceberam isso e hoje oferecem diversas opções para que o morador não precise usar carro para ir ao lugar que deseja, seja por necessidade ou por lazer. O cidadão moderno quer ter tudo ao alcance e nós queremos atender esta expectativa”, explica Vinitius Penteado, fundador da Do Seu Jeito Imóveis.

 

Para quem sempre teve o sonho de se libertar das amarras opressivas (e caras) do automóvel, morar em um lugar onde tudo que for necessário esteja a poucos passos é demais. E, se você está pensando em viver sem carro, é claro que você precisa primeiro morar em um lugar onde isso seja possível. Acompanhe as três dicas para escolher a melhor vizinhança:

 

Precisa ter um mercado

Serve armazém, mercadinho ou padaria, mas que tenha um dos três pelo menos. Afinal, ninguém está livre da chegada daquela visita surpresa justamente no dia que você não tem nada preparado em casa. O ideal é que, se for para andar, não tenha mais de 1 km de distância do local de residência – se for mais do que isso e você não tiver uma bike, acredite, em dias de chuva você vai se arrepender.

 

Diversas opções de transporte

Áreas bem atendidas pelo trasporte público, com opções que te levem a qualquer lugar da cidade, são o ideal. Se você vive em uma cidade grande, essas opções podem ser o trem, o metrô e os transportes alternativos, como as vans e kombis.  Com exceção do mercado, nada mais precisa estar tão perto. Desde que você consiga chegar lá pegando apenas um transporte.

 

(Foto: EMBARQ Brasil)

 

Ciclismo

Se você quer largar o carro e ter uma vida mais ativa, a melhor alternativa é a bicicleta. Essa é uma forma divertida, saudável e excitante de andar por aí e conhecer a cidade. Grandes cidades, como Nova Iorque e Chicago, têm investido no aluguel de bicicletas como forma de diminuir o engarrafamento nas ruas ruas. E em alguns lugares, como na cidade do Rio de Janeiro, é possível guardar a bicicleta em estações de metrô e trem, com toda a segurança. É importante observar também, antes de comprar a sua bike, que exista um profissional especializado para realizar a manutenção da “magrela”.

 

Que tal largar a vida de quatro rodas?


(Foto: Luísa Zottis/EMBARQ Brasil)

 

Este texto foi publicado originalmente no site The City Fix Brasil.


Leia também:

Veja onde estão as faixas exclusivas de ônibus em SP

Consumo de carros cresce até 2020 no Brasil, prevê estudo

Ar é o mais poluído dos últimos 800 mil anos



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário