Projeto da 'Lei da Bicicleta' entra em debate em Curitiba

Proposta é incluir a bike como modo de transporte de interesse social na capital do Paraná. Prevê medidas como ciclovias e ciclofaixas integradas ao transporte coletivo

Notícias
 

Fonte: Bem Paraná  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 25 de outubro de 2013

Bicicletas podem se tornar modo de interesse socia

Bicicletas podem se tornar modo de interesse social no PR

créditos: Divulgação/ Sema

 

Na manhã da próxima terça-feira (29), será escolhido pela Comissão de Participação Legislativa da Câmara Municipal de Curitiba o relator que irá analisar o projeto para criar a “Lei da Bicicleta”. 

 

Batizado de Projeto de Lei da Mobilidade Urbana Sustentável, foi apresentado pela Associação Paranaense de Encaminhamento Legislativo Autônomo (A.P.E.L.A.). Uma listagem com outras 14.063 assinaturas de apoio, coletadas pelo movimento Voto Livre, está anexada ao documento.

 

Modo de interesse social

A proposta institui a bicicleta como modal de transporte regular de interesse social em Curitiba. O texto determina que 5% das vias urbanas sejam destinadas à construção de ciclofaixas e ciclovias, em modelo funcional, interconectando o centro da cidade, integrado ao transporte coletivo. Também propõe bicicletários ou estacionamentos em terminais de ônibus, prédios públicos, escolas, complexos comerciais e áreas de lazer públicas. Para incentivar o uso da bicicleta pela população, o projeto complementa com ações de educação para o uso deste veículo.

 

Leia também:

Pioneira em ciclovias, Curitiba fica para trás; prefeitura diz que 'falta interesse'

"É preciso diminuir o espaço ocupado pelo automóvel", diz urbanista  

No mês da bicicleta, governo apresenta Programa Ciclo Paraná 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário