Projeto para aeroporto em Cuiabá confirma modal VLT para a Copa

Obra é da pista de acesso ao Aeroporto Marechal Rondon, que deverá ser elevada para dar mais segurança no trânsito

Notícias
 

 |  Autor: MidiaNews  |  Postado em: 16 de setembro de 2011

Secretário Vuolo protocolou projeto na Infraero

Secretário Vuolo protocolou projeto na Infraero

créditos: MidiaNews

O Governo do Estado deu mais um passo na consolidação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como o modal de transporte coletivo urbano para a Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá e Várzea Grande.


Nesta semana, o secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), Francisco Vuolo, protocolou, na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Brasília, o anteprojeto de adequação do VLT na área de entorno do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.


Vuolo disse ao MidiaNews que o projeto de acesso ao aeroporto já estava pronto, baseado no modal Bus Rapid Transit (BRT). Com a mudança de planos e o aval do Governo Federal para a implantação do VLT, o projeto precisou ser alterado. A Infraero aguardava esta decisão para dar continuidade ao projeto de reforma e ampliação do terminal.


O secretário garantiu que, apesar de a decisão pelo VLT ter demorado a ser validada pelo Governo Federal, isso não irá alterar os prazos estabelecidos para a entrega do projeto final das obras a serem realizadas pela Infraero, prevista pela empresa responsável, a Engeglobal Construções Ltda., para o final deste mês.


Segundo Vuolo, o projeto original previa o trânsito de ônibus, carros, caminhões e o VLT no mesmo nível, resultando no cruzamento dos trens urbanos com os veículos.


Por segurança e a pedido da Infraero, adequações foram feitas e, agora, o novo projeto prevê a construção de um elevado junto à rotatória do aeroporto, por onde o VLT deverá trafegar, sem cruzar com os demais veículos.


Os detalhes finais do projeto deverão ser discutidos em uma segunda reunião entre o Governo do Estado, Infraero e a Engeglobal Construções Ltda. "Essa reunião deverá ser marcada até o final desta semana", disse Vuolo.


Com a conclusão do projeto, o governador Silval Barbosa poderá, finalmente, lançar o edital de licitação do Aeroporto Marechal Rondon.


Sem atrasos


A Engeglobal Construções Ltda. garante que as obras de reforma e ampliação do aeroporto estão bastante avançadas e o terminal vai estar concluído para a Copa do Mundo em 2013.


A nova etapa do projeto prevê o alargamento da pista de desembarque, que deverá ter 23 metros de largura, área exclusiva para voos internacionais, pontos de freeshop, oito novos boxes, quatro esteiras modernas e mais uma quinta para desembarque internacional, além da construção de estacionamento com o triplo da capacidade atual.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário