Franceses querem operar VLTs de Cuiabá e Santos

Sócio do futuro VLT do Rio de Janeiro, RATP também negocia participação no projeto de Cuiabá

Notícias
 

Fonte: Relatório Reservado  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 12 de dezembro de 2013

VLT da linha Villeneuve-la-Garenne, em Paris

VLT da linha Villeneuve-la-Garenne, em Paris

créditos: RATP

A publicação "RelatórioReservado" divulgou a informação de que a companhia francesa RATP quer entrar na operação de transportes coletivos no Brasil. A ideia, segundo o RR, é começar pelos projetos de veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).

No momento, negocia sua entrada no consórcio responsável pela instalação do sistema de veículos leves sobre trilhos de Cuiabá (MT), liderado pela espanhola CAF e pela construtora CR Almeida.

Os franceses tentam também embarcar na construção do VLT da Baixada Santista, em São Paulo. O projeto está a cargo da estatal EMTU, mas o governo paulista tem planos de entregar a gestão para um concessionário privado.

Um dos principais operadores deste modelo de transporte na Europa, o grupo francês RATP já participa de um grande projeto no Brasil. Integra o consórcio responsável pela construção do VLT Carioca, que fará a ligação da Zona Portuária ao Aeroporto Santos Dumont, passando pelo Centro do Rio. O negócio, no entanto, não passa de um grão de areia diante das pretensões dos franceses. A RATP tem apenas 1% da operação, controlada pela CCR. 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário