Cidades que retomaram o bonde como alternativa de transporte

Depois que a prefeitura de Praia Grande (SP) resolveu mudar o projeto de VLT (Veículo leve sobre trilhos) para corredor de ônibus, conheça cidades que retomaram os bondes

Notícias
 

Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 06 de janeiro de 2014

VLT em Bruxelas

VLT de Bruxelas: um dos maiores sistemas do mundo

créditos: Divulgação

 

No continente europeu, cidades como Bruxelas, Paris e Berlim ressuscitaram os seus “tramways” nos últimos dez anos. Isso sem contar as outras cidades que mantiveram e modernizaram seus sistemas de transporte elétrico, como Varsóvia, Basileia, Zurique, Lisboa e Porto, ou, na América, como São Francisco e Toronto.

 

Bruxelas (Bélgica)

O sistema de 'tram' (como são chamados os VLTs na Europa) de Bruxelas é um dos dez maiores do mundo, e transportava cerca de 123,5 milhões de passageiros em 2012. Em 2013, o sistema passou a ser composto por 19 linhas. A partir de 2011, o comprimento total da rota do sistema de bondes alcançou 138,9 km, tornando-se uma das redes maiores da Europa.

 

Paris (França)

Paris_tramway_T3_p1140675

 

A região francesa de Île-de-France, abrangendo a capital de Paris, atualmente possui sete linhas de bondes, e está planejando novos ramais. Das linhas existentes, cinco são operadas pelo governo local, a RATP, que também opera o metrô de Paris e a maioria dos serviços de ônibus. Outra, a T4, é mantida pela operadora ferroviária nacional francesa SNCF. Três das linhas servem Paris.

 

Berlim (Alemanha)


28ac57a0085c

 

A rede de VLT de Berlim tem cerca de 190 km, e é um dos sistemas mais extensos do mundo. O sistema se destaca pela sua rapidez, segurança, pontualidade e confiabilidade. Limpeza e conforto, acessibilidade e preocupação ecológica são a regra. Todos os anos, 1,3 milhões de viagens transportam 157 milhões de passageiros aos seus destinos. A cada 460 metros existe uma estação.

 

Outros países

Não apenas nestas regiões, mas também em países emergentes, o uso de bondes modernos para o sistema de transportes vem sendo projetado. Na China, por exemplo, existem pelo menos 15 projetos em estudo.

 

No Brasil

No Brasil, além da linha de VLT de Santos, no litoral paulista, que fazia parte do projeto que ia para o município de Praia Grande, estão em obras o VLT de Cuiabá (MT), desde 2012, com previsão de entrega entre este ano e 2015.

 

Além destes VLTs, o Rio de Janeiro está construindo uma rede cujo objetivo é integrar o centro da cidade, o Aeroporto Santos Dumont e a Barca Rio-Niterói à região portuária da cidade. A previsão é de que o sistema esteja em funcionamento até 2016, para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O transporte deve retirar pelo menos 60% dos ônibus e 15% dos carros que circulam atualmente no centro da cidade.

 

Já em Brasilia, o VLT começou a ser construído e tem como objetivo desafogar o trânsito e incrementar o sistema público de transporte. O sistema será operado pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).

 

O projeto de Brasília, quando completo, deve ligar o Aeroporto de Brasília ao Terminal da Asa Norte, através da Via W3, e também ligará todo Eixo Monumental. As obras começaram em 2009, mas a obra foi paralisada pela Justiça em setembro de 2010. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou que o contrato para construção do VLT fosse anulado, por suspeita de irregularidade na concorrência pública. Em 1º de março de 2013 o Governo de Distrito Federal publicou o edital de qualificação das empresas interessadas em assumir a construção do VLT, marcando a retomada do projeto.

 

Leia também:

EMTU dá aval ao BRT em Praia Grande 

No Recife, obras do VLT na zona norte começam no 2º semestre de 2014 

BRT ou VLT: questão de escolha? 



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

David Azevedo Soares - 25 de Janeiro de 2014 às 17:18 Positivo 1 Negativo 0

Cajamar fica em estado de São Paulo e não oonsegui acessar (não é Rio de Janeiro)  Quando existia bonde em São Paulotodas as manhãs pegava o bonde camarão, assento de palhinha e fazia o trajeto - Praça do Correio-Lapa numa viagem confortável e segura

Clique aqui e deixe seu comentário