Conheça 8 cidades que operam sistemas de monotrilho

São Paulo está prestes a ganhar um monotrilho, o primeiro do Brasil, mas algumas cidades do mundo já conheceram a novidade

Notícias
Fotos
 

Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 30 de janeiro de 2014

Monotrilho deverá ser inaugurado ainda neste ano,

Monotrilho deverá ser inaugurado ainda neste ano, em SP

créditos: Divulgação

 

Em poucos meses a cidade de São Paulo terá uma nova linha de monotrilho que servirá os passageiros da capital, a 15-Prata que vai ligar a estação Ipiranga ao Hospital Cidade Tiradentes, passando pela Vila Prudente e São Mateus. Ao mesmo tempo, outras duas linhas seguem em implantação, sendo que a 17-Ouro (Jabaquara/Aeroporto/Morumbi) já esta em fase de obras, e a 18-Bronze, que vai ligar São Paulo até São Bernardo do Campo deve ter a licitação lançada esta semana.

 

Ainda que o modal seja mais barato que o metrô convencional, e com menor tempo de implantação, críticos afirmam que os elevados do monotrilho degradam a paisagem, sem contar que o sistema carrega menos passageiros que um ramal metroviário comum.

 

Em todo caso será uma novidade. Mas, o Brasil não é pioneiro na construção do aerotrem. Veja:

 

TÓQUIO (JAPÃO)

 


 

A capital japonesa foi a primeira cidade de porte a experimentar o sistema monotrilho. Sua abertura coincidiu com os Jogos Olímpicos de 1964. A linha de 17,8 km, que chega a atravessar a Baía de Tóquio, liga o aeroporto internacional de Haneda, no bairro de Ota, à estação de trem de Hamamatsucho, no bairro de Minato.

 

CHONGQING (CHINA)

 

 
Vem da China o maior sistema de monotrilho da atualidade. Ele fica em Chongqing, na região centro-oeste do país. Duas linhas operam em Chongqing – uma delas com 39,1 km, sendo a maior do mundo, e outra com 16,5 km. O monotrilho local também conecta o centro de Chongqing ao aeroporto internacional de Chongqing Jiangbei.


KUALA LUMPUR (MALÁSIA)
 

 

Planejado para ter ambiciosos 77 km de extensão, o monotrilho da capital malaia foi inaugurado, em 2003, com 8,6 km. Por causa de custos extras para a construção da infraestrutura e a limitada capacidade do sistema (até 45 mil passageiros por dia), o sistema ficou dependente de elevados subsídios.

 

MUMBAI (ÍNDIA)

 


Símbolo da renovação e modernização de sua infraestrutura, Mumbai deve inaugurar comercialmente até dezembro seus primeiros 19,54 km de monotrilho — chega-se a estudar até 135 km de extensão do sistema. Esse monotrilho conectará o centro da segunda maior cidade indiana com suas linhas ferroviárias suburbanas.


DUBAI (EMIRADOS ÁRABES UNIDOS)
 


Com 5,45 km de extensão, o monotrilho de Dubai conecta a parte continental da cidade à Palm Jumeirah, um arquipélago artificial em forma de palmeira, com luxuosos prédios de apartamento e áreas de lazer.

 

SIDNEY (AUSTRÁLIA)

 


Embora não seja uma opção de transporte importante para Sidney, a linha de monotrilho local passa em seus 3,6 km pelo coração financeiro da cidade australiana e pontos turísticos, como Darling Harbour e Chinatown. Porém, o monotrilho de Sidney deve ser demolido em 2014 ou 2015, segundo planos das autoridades locais.


LAS VEGAS (ESTADOS UNIDOS)
 

 

O monotrilho de Las Vegas foi inaugurado em 2004. Na verdade, seus 6,3 km não adentram os limites da cidade, mas conectam hotéis, cassinos e espaços de convenções nos arredores do Las Vegas Boulevard, precisamente nas cidades-satélites de Paradise e Winchester. Cobiçava-se ampliar o sistema de transporte, o único operado em todo país por companhia privada. Contudo, os planos foram abandonados com os constantes prejuízos operacionais. A empresa operadora pediu concordata em 2009.

 

WUPPERTAL (ALEMANHA)

 

Diferente de tudo que você já viu, capaz de transportar 75 mil passageiros por dia (praticamente 25 milhões deles a cada ano). O trem suspenso da Alemanha percorre um trajeto de 13,3 km a uma velocidade média de 60 km/h, fazendo 20 paradas em estações. Cada vagão mede 24 metros de comprimento e pode carregar até 130 pessoas.

 

Este sistema foi inaugurado, acredite, em 1901, e tem se destacado como modelo ótimo de meio de transporte. Pouco espaço em terra é utilizado para instalação das colunas que o sustentam; não há também interferência em outras alternativas de mobilidade – uma vez que os vagões percorrem trilhos que ficam suspensos sobre as ruas.

 

Fonte: Revista o Empreiteiro



Leia também:

Confira detalhes da Linha 18-Bronze, que teve edital de obras lançado nesta quarta (29) 

SP poderá ter uma rede 'europeia' de linhas de metrô em 2034 

SP: Rede de trilhos deve dobrar em cinco anos  


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Michell - 07 de Julho de 2017 às 21:14 Positivo 2 Negativo 0

Poços de Caldas Quer o Monotrilho de Volta, Para o Metrô Desta Vez Além do VLT Para Juntos Operarem Junto Com o BRT Até o Terminal Rodoviário e o Aeroporto Integrando o Trem-bala Até Belo Horizonte Também

Clique aqui e deixe seu comentário