Dia Mundial Sem Carro tem passeio ciclístico em Alagoas

O passeio ciclístico é uma das formas de alertar a população e poder público sobre a necessidade de trazer a tona esse debate

Notícias
 

 |  Autor: Semarh-AL  |  Postado em: 22 de setembro de 2011

Dia Mundial sem Carro

Dia Mundial sem Carro

créditos: Semarh-AL

O Dia Mundial Sem Carro não é apenas a ação pontual de não utilizar seu automóvel neste dia, mas também é uma forma de lembrar a população e o poder público sobre a necessidade de fazer uma discussão sobre alternativas no transporte. Na noite desta quinta-feira, 22, ciclistas se reunirão a partir das 19h30 na Praça Vera Arrruda, na Jatiúca, para sair num grande passeio às 20h e que deve reunir mais de 100 pessoas.


O passeio ciclístico é uma das formas de alertar a população e poder público sobre a necessidade de trazer a tona esse debate. Pensando nisso, o Governo de Alagoas, através de sua Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e de seu Instituto do Meio Ambiente (IMA), realizou ações de conscientização em alguns pontos da cidade sobre o Dia Mundial Sem Carro.


A ação foi realizada em parceria com a Associação Alagoana de Ciclismo (AAC) e o Serviço de Social do Comerciário (SESC). Uma prévia do passeio ciclístico também foi realizada na manhã desta quinta-feira. Na quarta-feira, 21, aconteceu o 2º Encontro Alagoano da Bicicleta, na Faculdade Maurício de Nassau, na Ponta Verde, e entre os temas discutidos estava a questão da mobilidade urbana.


Para o Secretário de Estado, Ivã Vilela, o debate ainda é incipiente e precisa ser mais bem desenvolvido para a sociedade. “É uma questão relativamente nova, mas que já começa a entrar na pauta de pessoas que não estão ligadas a causas ambientais ou de transporte. Eles estão sofrendo na pele o problema do trânsito e da poluição nas cidades. Por isso desenvolveremos outros trabalhos, independente da data especial”.


Para o professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas, Antonio Facchinetti, neste momento é um trabalho inicial. “É uma gotinha d´água como a do beija-flor que tenta apagar o incêndio. É o caso da gente também. Sabemos que a contribuição é pequena porque poucas pessoas aderiram, mas o objetivo maior é que nossos filhos e netos possam morar numa cidade melhor e mais humanizada”.


O passeio ciclístico do Dia Mundial Sem Carro ocorrerá nesta quinta-feira (22), como concentração a partir das 19h30 na Praça Vera Arruda e saída programada para 20h. A expectativa é de que mais de 100 ciclistas compareçam ao local.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário