Bogotá celebrou ontem o seu "Dia sem carro"

Táxis, ônibus, bikes e pedestres tomaram conta das ruas da capital colombiana nesta quinta-feira (6). População aderiu à ação que teve apoio da Prefeitura e empresários

Notícias
Fotos
 

Fonte: EFE/ Mobilize*  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 07 de fevereiro de 2014

Bogotá no Dia Sem Carro, com o Transmilênio ao fun

Bogotá no Dia Sem Carro, com o Transmilênio ao fundo

créditos: Reuters

 

Um mar de táxis, ônibus, bicicletas e motocicletas tomou conta nesta quinta-feira (6) das ruas de Bogotá, na Colômbia. O "Dia Sem Carro", com a restrição da circulação de veículos particulares, marcou o décimo quarto ano em que a capital colombiana faz um esforço coletivo para frear o trânsito de 1,5 milhão de automóveis e conscientizar a população sobre a qualidade do meio ambiente.

 

Veja na galeria do Mobilize uma seleção de fotos de Bogotá durante o "Dia Sem Carro".

 

Esta iniciativa vem ocorrendo, desde o ano 2000, a cada primeira quinta-feira de fevereiro, e busca fomentar a cultura cidadã. A ação começou às 6:30 h da manhã e foi concluída às 19:30 h da noite.

 

O prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, desde cedo convidou, pelo Twitter, a população a deslocar-se de bicicleta ou por algum meio do Sistema Integrado de Transporte Público (SITP), do qual fazer parte os ônibus articulados do Transmilênio. Foi mobilizada toda a frota dos 1.636 articulados e 630 veículos alimentadores do Transmilênio, além de 3.405 ônibus regionais do SITP. A informação é que 154.000 passageiros haviam utilizado o sistema na hora de pico da manhã.

 

O prefeito deu o exemplo, deslocando-se juntamente com sua equipe de bicicleta até a sede de uma emisora de rádio local, onde daria uma entrevista.

 

Longas filas no Transmilênio, ônibus lotados e dificultade para encontrar um táxi levou muitos bogotanos a deixarem para ir trabalhar um pouco mais tarde.

 

Os ciclistas también denunciaram que circular de bicicleta na cidade é arriscado, mesmo num dia como ontem em que as autoridades prepararam as vias para esta atividade.

 

De acordo com a polícia de trânsito de Bogotá, nas primeiras três horas do "Día sin Carro" 86 motoristas que saíram às ruas com seus veículos particulares foram multados (multa de 308 mil pesos, ou 150 dólares) .

 

Baixar a poluição

Por sua vez, a Secretaria Distrital de Ambiente (SDA) aproveitou este dia para medir a qualidade do ar e os níveis de componentes poluidores como ozônio, monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de carbono.

 

A secretaria calcula que, se transitarem por Bogotá um milhão e meio de veículos a menos, deixa-se de gerar cerca de cinco toneladas de gases poluidores que provocam o efeito estufa no meio urbano.

 

Outra ação prevista para este dia foi o plantio de 200 árvores no Parque Simón Bolívar, a oeste de Bogotá.

 

*Texto original da agência EFE, com tradução do Mobilize Brasil

 

Veja também:

Estudantes criam "caravanas" de bikes em Bogotá 

Bogotá terá uma semana sem carro

"Día Sin Carro" em Bogotá (Colômbia) 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário