Plano propõe rede cicloviária de 304 km para Fortaleza

Primeira fase do Plano Cicloviário foi apresentada na quinta-feira (20) pela prefeitura. Expectativa é que minuta de projeto seja enviada em julho para a Câmara

Notícias
 

Fonte: O Povo  |  Autor: Liana Costa  |  Postado em: 24 de fevereiro de 2014

Proposta é que mais 227,6 km de ciclovias sejam co

Proposta prevê obras de mais 227,6 km de ciclovias

créditos: Divulgação

 

O Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) deverá propor cerca de 230 km de ciclovias e ciclofaixas para Fortaleza. Do total, no entanto, apenas 46,5 km já têm projeto e verba para implantação. A informação foi divulgada na quinta-feira passada (20) durante a apresentação pública da primeira fase de elaboração do PDCI, no Cuca da Barra do Ceará.

 

O projeto, elaborado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), deverá ser concluído em abril e levado para votação na Câmara Municipal de Fortaleza até julho.

 

“Um plano é diferente de um programa de obras. Ele é a ferramenta principal que a gente precisa para que as ciclovias que estão implantadas e que vão ser implantadas não funcionem de forma isolada”, comentou o titular da Seinf, Samuel Dias. Segundo o secretário, já existem 46,5 km de ciclovias que deverão ser construídos em cinco anos por projetos como o Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) e a requalificação da Orla de Fortaleza.

 

Outros 15 km, de acordo com Dias, deverão ser licitados a partir dos estudos realizados pelo PDCI e implantados no primeiro semestre de 2015. Ao todo, o projeto apresentado propõe uma rede cicloviária de 304 km para a Capital, além da implantação de três Áreas de Tráfego Lento, vias compartilhadas por carros e bicicletas com velocidade máxima de 30km/h, na Messejana, no Centro e no Conjunto Ceará.

 

Avaliação positiva

O ciclista Felipe Alves, diretor da Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza (Ciclovida) avaliou o projeto inicial apresentado como positivo. “As premissas para o plano são bem interessantes. Mas, pra gente ter certeza que tudo vai sair as mil maravilhas, precisamos ter certeza que a lei vai conter todas as diretrizes necessárias e que ela realmente seja aprovada”.

 

Serviço

Sugestões ou críticas ao plano podem ser enviadas para a Seinf até 15 de março através do Facebook ou de email:

http://on.fb.me/1mrElyn

ouvidoria.seinf@fortaleza.ce.gov.br


Leia também:

A difícil mobilidade urbana de Fortaleza 

Mobilidade humana - Como caminha Fortaleza 

Frota de veículos já é maior que toda a malha viária de Fortaleza 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário