Rede interligará corredores do transporte coletivo de Maceió

Implantação do VLT e do BRT deve desatar o nó cego do trânsito de Maceió

Notícias
 

Fonte: Gazeta de Alagoas  |  Autor: Maurício Gonçalves  |  Postado em: 24 de fevereiro de 2014

Rede será composta por BRT e VLT

Rede será composta por BRT e VLT

créditos: Divulgação

 

O arquiteto e urbanista Manoel Messias é uma das cabeças pensantes dos projetos de mobilidade urbana de Maceió. Já integrou a CBTU, o governo do Estado e hoje está à frente da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla).

 

Messias explica que todo o esforço para desatar o nó cego do trânsito deve se concentrar na implantação de uma rede integrada de três grandes eixos de transporte coletivo.

 

O primeiro (e principal) é o corredor das avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima com a implantação do VLT elétrico. O segundo eixo é a Avenida Menino Marcelo (antiga Via Expressa) com o BRT ramificando-se pelo Barro Duro, Rotary, Feitosa, Jacintinho e Cruz das Almas. Já o terceiro é a atual linha do VLT a diesel, seguindo de Rio Largo pela orla lagunar, Centro e Jaraguá até o shopping de Mangabeiras.

 

“No início da gestão, nós começamos a desenhar uma rede que pudesse articular os principais corredores, imaginando pontos de conexão e de obras de arte (viadutos, passagens de nível) para agilizar a autonomia e a velocidade do transporte público”, informa o secretário de planejamento, com uma ressalva: “Se você tem um VLT ou BRT todo seccionado (por cruzamentos e paradas em sinais) não adianta, não adquire velocidade”.

 

Leia também:

Dilma anuncia R$ 400 milhões para transporte em Maceió 

Em Maceió, empresas de ônibus gastam mais com óleo diesel 

Licitação dos transportes de Maceió prevê investimento de R$ 90 milhões


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário