Passageiros protestam contra os serviços do BRT no Rio

Manifestantes fecham Avenida das Américas e interrompem BRT. Motivos: superlotação, atrasos e calor de janelas e ar-condicionado quase sempre quebrados

Notícias
 

Fonte: O Dia 24 Horas*  |  Autor: Adriano Araújo e Tiago Frederico  |  Postado em: 27 de fevereiro de 2014

Protesto fechou por quase cinco horas a Av. das Am

Protesto fechou por várias horas Av. das Américas

créditos: Severino Silva / Agência O Dia

 

Um protesto fechou a Avenida das Américas, na altura da Estação do BRT Mato Alto, em Guaratiba, e interrompeu a circulação do Transoeste nos dois sentidos por quase cinco horas na manhã desta quinta-feira (27) no Rio de Janeiro.

 

O trânsito ficou caótico na região. A manifestação começou por volta das 7h30. Houve confronto entre manifestantes e PMs.

 

Centenas de pessoas estiveram no local e impediram a passagem dos veículos articulados e de outros veículos que estavam na pista comum. De acordo com uma passageira, que estava na estação esperando um ônibus do corredor, os manifestantes impediram a passagem dos 'ligeirões'. O protesto é contra a superlotação e atrasos no sistema.

 

Procurado, o consórcio BRT Transoeste informou que enviou equipes para negociar com os manifestantes, mas tiveram dificuldades para chegar ao local por conta do trânsito. 

 

Pelo menos 135 mil passageiros, número diário recebido no corredor expresso, são prejudicados com a interrupção da circulação. A frota do Transoeste conta com 103 ônibus articulados e 25 não articulados.

 

Ar e janelas quebrados

Segundo afirmou um dos usuários (em depoimento no canal do leitor do Jornal do Brasil), os problemas são diários, e começaram já na inauguração das linhas. Os passageiros reclamam ainda que muitas vezes pegam ônibus com o ar-condicionado quebrado e, como as janelas não abrem, são obrigados a fazer todo o trajeto sob forte calor. Eles afirmam que a espera pelos ônibus chega a mais de uma hora e quando chega já está super lotado. Para ir sentado, muitas vezes é preciso esperar mais de duas horas pelo coletivo.

 

Os BRTs foram implantados pela prefeitura como solução para o transporte entre bairros da Zona Oeste e a Barra da Tijuca. As linhas, no entanto, não comportam a demanda dos passageiros. Na opinião do leitor, o problema tende a se agravar quando o BRT for estendido até o Jardim Oceânico para fazer a integração com o metrô. 

 

*Com informações complementares do Jornal do Brasil (Sociedade Aberta)


Veja também:



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

inacio - 09 de Dezembro de 2014 às 20:45 Positivo 0 Negativo 0

é uma VERGONHA o que acontece DIARIAMENTE na estação BRT SANTA CRUZ a partir das 4 da manha FORMA-SE IMENSA FILA PARA IR SENTADO mas varios EXPERTINHOS ficam na parede do corredor da estação e ASSIM que o ONIBUS ENCOSTA eles FURAM A FILA .

Clique aqui e deixe seu comentário