Cidade norueguesa dá uma ajuda para ciclistas encararem subidas

Sistema de cabos que empurra o ciclista pelo pé funciona há 20 anos, e já foi utilizado em 200 mil bicicletas na cidade de Trondheim

Notícias
 

Fonte: Pra Quem Pedala  |  Autor: Henrique Andrade  |  Postado em: 21 de março de 2014

Equipamento é utilizado como um elevador em ladeir

Equipamento é como um elevador para ladeiras

créditos: Divulgação

 

O nome do sistema é Trampe CycloCable, que nada mais é do que um sistema de cabos que empurra o ciclista pelo pé até o topo de uma subida de 130 m na cidade norueguesa de Trondheim.

 

A ideia surgiu em 1992 pelo designer JarleWanvik. O protótipo foi feito em 1993 e foi o primeiro desse sistema instalado no mundo. Em 2013 o equipamento foi atualizado para esse sistema mais seguro que aparece no vídeo. Nesses 20 anos de operação, ele foi utilizado por 200.000 ciclistas. Segundo o site TreeHugger, 41% dos ciclistas locais garantem que pedalam mais por conta dessa 'mãozinha'.

 

Tremple_02

 

O sistema será disponibilizado para outras cidade no mundo. Ele é recomendável para subidas com inclinações de 10 a 18%.

 

Na cidade de Trondheim, o sistema está instalado em 130 metros de uma subida, mas, segundo os fabricantes, é possível utilizá-lo em distâncias de até 500 metros. A velocidade média do transporte é de 5.4 km/h.

 

Realmente é uma solução fantástica, principalmente para pessoais idosas, crianças e pessoas que não querem chegar suadas no trabalho.

 

Veja o vídeo:

 

 

Leia também:

Ciclistas são mais respeitados em outros países 

As 10 melhores cidades do mundo para pedalar 

Bicycle Escalator elevator 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário