Com ciclovia abandonada, Boa Vista é única capital sem via para bicicletas

Cidade não tem nenhum espaço exclusivo para o meio de transporte. Prefeitura diz que em 2015 serão criados 45 km de trechos para bikes

Notícias
 

Fonte: G1 RR  |  Autor: Natacha Portal  |  Postado em: 24 de março de 2014

Na Avenida Ataíde Teive já não é possível identifi

Na Av. Ataíde Teive já não é possível identificar a ciclovia

créditos: Natacha Portal/ G1

 

Com uma frota de cerca de 150 mil veículos, que não para de crescer, Boa Vista tem um desafio: garantir que os ciclistas possam trafegar com segurança pela cidade. Hoje, a tarefa é quase impossível. Isso porque a capital de Roraima é a única dentre as 26 do país que não conta com nenhuma via exclusiva para o meio de transporte, como revela um levantamento do G1. Quem utiliza a bicicleta divide espaço com carros e motocicletas e se arrisca em meio ao trânsito.

 

Boa Vista já teve uma ciclovia, com 3 km de extensão, na Avenida Ataíde Teive, uma das mais movimentadas da cidade. O problema é que ela jamais foi utilizada e acabou invadida por pedestres e por automóveis, que passaram a usar o espaço como estacionamento. "Ela foi criada há uns 20 anos. Acredito que por causa da pequena frota de veículos e da falta de conscientização da população na época, ela não tenha vingado", afirma o diretor-presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Boa Vista, Edgard Magalhães.

 

Ciclovia sem sinalização e abandonada em Boa Vista (Foto: Natacha Portal/ G1)Ciclovia não tem nenhuma sinalização e hoje está abandonada (Foto: Natacha Portal/ G1)

 

Hoje, já não é possível identificar com clareza a ciclovia, que está abandonada. Não há nenhuma sinalização e o piso está todo descaracterizado. Com isso, os ciclistas acabam trafegando no meio dos carros se optam pela pista ou no meio de pedestres se decidem trafegar pelas calçadas.

 

Para o pintor Francisco de Assis, morador de Boa Vista há 15 anos, era fácil transitar de bicicleta pelas ruas da cidade naquele tempo, mas agora a situação é diferente. "Antigamente nem me preocupava, andava nas ruas sem dificuldade. Hoje há uma necessidade extrema de uma ciclovia. Já passei por situações muito difíceis, inclusive de sofrer represálias de motoristas e motoqueiros", diz.

 

Ele relata já ter sofrido acidentes, inclusive na Avenida Ataíde Teive, e afirma ter presenciado outros. "Minha esposa costuma levar nossos filhos para a escola de bicicleta e ela já passou por situações bem perigosas também", conta.

 

Assis diz que é preciso melhorar a engenharia de tráfego de Boa Vista e espera "ter o direito de cidadão atendido". "Espero que tenham a preocupação com nós ciclistas. Sei que há muitas pessoas que se locomovem de bicicleta pela cidade. Uma ciclovia também é direito nosso."

 

Projetos

A Prefeitura de Boa Vista diz que tem um projeto de construir quase 45 km de ciclovias até o primeiro semestre do ano que vem. A licitação ainda deverá ser realizada. A ciclovia abandonada atualmente não será recuperada.

 

De acordo com a administração municipal, o Plano de Mobilidade e Acessibilidade, que contará com convênio com a Caixa Econômica Federal, destinará o valor de R$ 68 milhões para a melhoria do sistema de transporte urbano da capital, que inclui a implantação de 44,6 km de ciclovia, que ligará a Zona Oeste à Zona Norte.

 

Também estão previstas no projeto a implantação de 50 bicicletários e revitalização da sinalização vertical e horizontal.

 

“A gente vai criar ciclovias com o conceito de meio de transporte mesmo, com origem e destino, interligando toda a cidade”, afirma Edgard Magalhães. “Hoje já há um alto uso de bicicletas. O que falta é uma infraestrutura. Isso também vai diminuir o número de acidentes envolvendo ciclistas.”

 

Ciclistas se arriscam na pista enquanto ciclovia abandonada é utilizada como estacionamento (Foto: Natacha Portal/ G1)Ciclistas se arriscam na pista, enquanto ciclovia abandonada é utilizada como estacionamento (Foto: Natacha Portal/ G1)

Leia também:

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário