'Sofremos bastante', diz ciclista sobre faixas para bicicletas em Macapá

Capital amapaense tem 3,1 km de ciclovias na malha viária. Prefeitura diz ter projetos para expandir espaços aos ciclistas

Notícias
 

Fonte: G1 AP  |  Autor: Abinoan Santiago  |  Postado em: 25 de março de 2014

Macapá tem atualmente 8,8 quilômetros de ciclofaix

Macapá tem atualmente 8,8 km de ciclofaixa

créditos: Abinoan Santiago/G1

 

O auxiliar de serviços gerais Valdir Pelaes, de 50 anos, diz que atravessa Macapá de bicicleta, todos os dias, para ir ao trabalho. Ele mora no bairro Beirol, na Zona Sul, e pedala até o bairro Amazonas, na Zona Norte da capital. No percurso, o trabalhador diz 'sofrer' pela falta de espaço exclusivo para os ciclistas. Segundo a prefeitura de Macapá, existem na cidade 3,1 km de ciclovias, que são faixas separadas fisicamente das ruas; e 8,8 km de ciclofaixas, espaços pintados no piso, sinalizando onde os ciclistas devem circular.

 

Macapá deveria ter mais espaços pra gente em todos os lugares, principalmente nas ruas e avenidas movimentadas da cidade, onde sofremos bastante por não ter uma faixa exclusiva”, reclamou Pelaes, que disse ter sofrido dois acidentes enquanto pedalava pela cidade.

 

Macapá ocupa a posição 22 no ranking entre as 26 capitais brasileiras que possuem as maiores malhas de ciclovia. Rio de Janeiro ocupa primeira a posição com 361 km.

 

Autônomo Martimiliano Dias reclama da falta de espaço para ciclistas (Foto: Abinoan Santiago/G1)Autônomo Martimiliano Dias reclama da falta de espaço para ciclistas (Foto: Abinoan Santiago/G1)

 

Para o autônomo Martimiliano Dias, de 51 anos, se houvesse o aumento das faixas para ciclistas, a rotina no trânsito seria diferente. “Se mais ruas tivessem ciclofaixas, a gente deixaria de conduzir a nossa bicicleta com medo de sofrer um acidente, porque os motoristas dos carros não respeitam a gente como deveriam quando estamos dentro das nossas faixas”, frisou o ciclista.

 

Atualmente, apenas as avenidas Tancredo Neves (2,5 km) e Francisco Azaria da Silva possuem ciclovia (600 metros). O restante dos espaços destinados a bicicletas são ciclofaixas, existentes na Rua Hamilton Silva (3 km), Av. Feliciano Coelho (2 km) e Rua Claudomiro de Moraes (3,8 km).

 

Modelo de ciclofaixa a ser implantado em Macapá, segundo projeto da prefeitura (Foto: Divulgação/CTMac)Modelo de ciclofaixa a ser implantado em Macapá, segundo projeto da prefeitura (Foto: Divulgação/CTMac)

 

A fim de reverter o quadro, a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) informou ter dois projetos de ampliação de faixas destinadas a ciclistas na capital. Um deles está orçado em R$ 785 mil e prevê implantação de ciclofaixa na orla da cidade, com extensão de 6 km. O outro deverá atender à necessidade de nove bairros de Macapá, tendo 18 km de extensão orçados no valor de R$ 2,5 milhões, conforme projetou a autarquia.

 

“A intenção é que façamos ciclofaixas de mão e contramão nos moldes dos códigos de trânsito, com a pintura toda na cor vermelha para tentar inibir a invasão dos veículo por cima delas”, disse a diretora-presidente da CTMac, Cristina Baddini.

 

Apesar de ter projetos, a prefeitura diz não ter prazo para implantar as ciclofaixas nas vias de Macapá por causa da falta de recursos. A intenção é conseguir dinheiro através de verbas federais. “Não temos ainda um financiamento para uma rede cicloviária, que é muito importante para a cidade”, comentou a diretora-presidente.

 

Paralelo à busca por recursos federais, a CTMac garante anteder os ciclistas de forma indireta, colocando sinalização vertical em ruas e avenidas de Macapá para diminuir a velocidade dos carros particulares e evitar acidentes com ciclistas.  “Reduzimos a velocidade do trânsito de 60 para 50 km por hora dentro da cidade”, concluiu Cristina Baddini.

 

Leia também:

Enfim, boas notícias 

Projetos para mobilidade urbana são discutidos em Macapá 

Macapá implanta ciclovia para ligar zonas norte e sul da cidade 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário