Desrespeito à faixa de pedestre causa aumento de atropelamentos no TO

Em Palmas, imprudência de motoristas ainda é a maior causa de acidentes. Veículos devem reduzir a velocidade para 40 km/h quando próximo da faixa

Notícias
 

Fonte: G1 TO  |  Autor: G1 TO  |  Postado em: 17 de junho de 2014

Em Palmas existem mais de cem faixas de pedestre

Em Palmas existem mais de cem faixas de pedestre

créditos: Reprodução/TV Anhanguera

 

Na última quinta-feira (12), em Palmas, o atropelamento que vitimou João Henrique Ferreira Paes, 53 anos, aconteceu quando ele atravessava uma faixa de pedestre localizada na avenida NS-4, que liga as quadras 104 e 106 Norte. Esse foi apenas mais um dos vários acidentes que acontecem na capital, nas faixas de pedestres.

 

A falta de respeito dos motoristas é uma das maiores causas de atropelamento, segundo Moisés Valadares, gerente de educação para o trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito. Para ele, a imprudência ainda é o que causa esse grande número de acidentes.

 

"Infelizmente a imprudência é que na maioria das vezes causa o acidente e isso se pode evitar. O excesso de velocidade, uso de celular dentro da cidade quando o condutor está dirigindo, e a gente percebe muito essa questão, são alguns dos casos que mais vemos pela cidade", afirma.

 

Carros devem diminuir a velocidade para 40Km/h quando chegarem próximo da faixa (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Carros devem diminuir a velocidade para 40Km/h quando chegarem próximo da faixa
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

 

Em Palmas, existem mais de cem faixas de pedestres, sendo cada vez mais comum as pessoas ficarem vários minutos esperando para atravessar a via e nenhum carro parar. "As pessoas não tem o mínimo de respeito e nem educação com o pedestre. Ás vezes a gente fica minutos pedindo para parar e não para", destaca a auxiliar administrativa, Raquel Costa.

 

O gerente de educação ainda destaca que os motoristas, ao se aproximarem da faixa de pedestre, devem reduzir a velocidade do veículo. "Aproximando-se da faixa de pedestre a velocidade correta é de 40 km/h, mas a gente não percebe esse respeito. Os veículos fream próximo da faixa. Alguns param e depois continuam antes que o pedestre conclua a travessia. Assim os veículos que vêm atrás e não conseguem ver o pedestre, pensam que ele já passou e induzidos pelo movimento dos outros carros acabam percebendo o pedestre quando é tarde demais", destaca o gerente.

 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que não der preferência de passagem ao pedestre, que já está na faixa, comete uma infração gravíssima e perde sete pontos na carteira, além de levar uma multa de R$ 191,54.

 

Leia também:

Ônibus elétrico é testado em Palmas 

Em Palmas (TO), uso de calçada para estacionamento será permitido 

BRT de Palmas perto de sair do papel 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário