Fotógrafos registram paisagens de Vitória enquanto passeiam de bike

Atividade é realizada desde dezembro de 2013 pelos profissionais. Imagens são compartilhadas nas redes sociais, com a #pedalfotografico

Notícias
 

Fonte: G1 ES  |  Autor: G1 ES  |  Postado em: 01 de julho de 2014

Grupo de fotógrafos registra as belezas de Vitória

Grupo de fotógrafos registra as belezas de Vitória

créditos: Gabriel Lordêllo

 

Enquanto o sol vai despontando no céu de Vitória, um grupo formado por oito fotógrafos prepara os equipamentos, as ideias e o corpo para mais uma maratona de registros das belezas que a capital capixaba possui. Com inspiração de sobra e muita força física, eles fazem parte do 'Pedal Fotográfico', uma atividade  realizada em média uma vez por mês, quando os profissionais saem pela cidade utilizando bicicletas e capturam as belas paisagens que vão compondo o percurso traçado por eles.

 

A ideia surgiu há cerca de sete meses, quando o grupo de amigos viu a necessidade de unir duas práticas consideradas, por eles, como essenciais. "Começamos o grupo para fazer exercício físico e produzir belas fotos. A fotografia exige que a gente tenha o vigor físico para correr e fotografar tudo o que a gente precisa", contou o fotógrafo Gabriel Lordêllo, que participa da ação.

 

A pedalada é realizada no início da manhã ou no fim de tarde, o que, segundo Gabriel, ajuda no resultado obtido ao fazer o registro. "Como sempre nos reunimos antes do nascer do sol ou antes do pôr do sol, este é um horário em que a luz está mais bonita e proporciona boas fotos com cores vibrantes e um céu bem colorido, normalmente rosado", explicou o profissional.

 

A escolha da bicicleta como meio de transporte para toda essa aventura teve um motivo especial, que levou em consideração as características de locomoção de Vitória. "A gente consegue aproveitar essa luz boa e refinada da manhã em vários pontos da cidade devido à bicicleta, porque se depender do carro você fica muito preso ao trânsito e tem que parar para estacionar, e a pé você não consegue se deslocar por uma distância grande, então a bicicleta agiliza nesse sentido", esclareceu o participante Vitor Jubini.

 

Guilherme utiliza o equilíbrio para fotografar mais. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Guilherme utiliza o equilíbrio para fotografar mais.
(Foto: Reprodução/TV Gazeta)

 

E não são só as habilidades físicas e profissionais que eles estão treinando. Guilherme Ferrari desenvolveu uma maneira diferente de aproveitar ainda mais o tempo que passa sobre as duas rodas durante os passeios: com as duas mãos, ele conduz a câmera, e deixa que o resto do corpo fique responsável pela condução da 'bike'. "Tem que ter um bom equilíbrio caso a gente não conseguir parar para fotografar ou se tiver que dar um ritmo bom ao pedal. Mas quando tem um momento, a gente consegue parar com tranquilidade e fotografar as paisagens lindas do nosso estado".

 

Mas, se por um lado, as imagens registradas encantam pela beleza, no caminho percorrido por eles para registrá-las, a situação é um pouco complicada. "Infelizmente a gente tem muitos buracos nas calçadas, não há um espaço próprio para o ciclista passar em muitos trechos, e isso acaba dificultando e tornando mais arriscada a nossa passagem pelos lugares", explicou.

 

Apesar das barreiras, eles não desanimam e prometem continuar acompanhando as manhãs e tardes capixabas, além de levar essa sensação positiva de missão cumprida para o máximo de pessoas possível. Todas as imagens produzidas durante o pedal são compartilhadas em redes sociais, acompanhadas pela #pedalfotografico, e podem ser apreciadas por quem desejar.

 

Olhar dos fotógrafos resultam em belas imagens.  (Foto: Gabriel Lordêllo)Olhar dos fotógrafos resultam em belas imagens. (Foto: Gabriel Lordêllo)

Orla dfa Paia de Camburi está entre os cenários registrados. (Foto: Gabriel Lordêllo)Orla da Paia de Camburi está entre os cenários registrados. (Foto: Gabriel Lordêllo)

Horário escolhido por eles tem luz que ajuda nas composições das fotografias.  (Foto: Gabriel Lordêllo)Horário escolhido por eles tem luz que ajuda nas composições das fotografias. (Foto: Gabriel Lordêllo)

Leia também:

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário