Com alternativas, paulistano aceita deixar carro em casa

Corredores de ônibus BRT são opção eficiente para deslocamentos em grandes cidades; no ABC, essa solução já é uma realidade

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 |  Autor: CELIA MORENO SEGS  |  Postado em: 06 de outubro de 2011

Trânsito em São Paulo

Trânsito em São Paulo

créditos: reidaverdade.com

Pesquisa do Ibope divulgada pela Rede Nossa São Paulo na última semana aponta que 60% dos paulistanos que usam carro estão dispostos a deixá-los na garagem em troca do transporte público – como medida para melhorar o meio ambiente. Entre os diferentes meios de transporte, o que chama a atenção na pesquisa é a disponibilidade das pessoas de passarem a utilizar o ônibus. Os dados mostram que a parcela de pessoas que nunca trocaria o carro pelo ônibus vem caindo ano a ano, tendo chegado a 5% em 2011.
 
Ainda segundo a pesquisa, neste ano nenhum entrevistado declarou que não usaria ônibus em hipótese alguma, conta 11% registrados em 2010. Mais que isso, os paulistanos disseram que querem mais e melhores corredores de ônibus. De 2010 para 2011, saltou de 12% para 29% o número dos que usariam o ônibus nessas condições. É quase um terço da população de São Paulo. Mostra que os corredores de ônibus, especialmente os BRT (sigla do inglês Bus Rapid Transit) são a tendência nos transportes coletivos.
 
Esse modelo, criado no Brasil em 1974, já faz sucesso em todo o mundo e está sendo projetado em diversas capitais que receberão a Copa do Mundo de 2014, como Manaus, Fortaleza, Recife e Porto Alegre. Somente no Rio de Janeiro, que também será sede dos Jogos Olímpicos em 2016, quatro grandes corredores BRT serão construídos, somando 155 km de vias exclusivas para ônibus.
 
Ainda de acordo com a pesquisa do Ibope, 82% dos que usam o carro todos os dias ou quase todos os dias na capital paulista provavelmente deixariam de usar o carro caso houvesse uma boa alternativa de transporte. No ABC, essa solução já existe. Trata-se do Corredor ABD, da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), operado pela Metra. Com 33 km de extensão, o corredor liga as zonas Leste (São Mateus) e Sul (Jabaquara) de São Paulo, passando por Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo e Diadema.
 
“A realidade dos deslocamentos demorados nas grandes cidades poderia ser revertida se o transporte coletivo fosse priorizado. Aqui na Metra, nossa experiência e a avaliação positiva dos usuários mostram que é possível termos corredor de ônibus eficiente”, diz Carlos Alberto Sigliano, diretor da Metra. Há anos, o Corredor ABD divide com o Metrô a liderança na preferência dos usuários, de acordo com a Pesquisa de Imagem dos transportes, realizada pela ANTP (Associação Nacional de Transportes públicos).
 
Além de garantir maior velocidade de operação para os ônibus, que não precisam disputar espaço com outros veículos, os corredores BRT trazem outras vantagens que encurtam o tempo de viagem dos usuários. Entre elas estão o embarque e desembarque mais rápidos, em função das plataformas serem feitas no mesmo nível do piso do ônibus; o pagamento da passagem antes do embarque, que reduz o tempo de parada; e áreas de ultrapassagem que evitam filas de ônibus nos pontos. A utilização de veículos mais modernos, maiores e mais confortáveis, também é uma característica dos BRTs que trazem mais usuários para o sistema.
 
Para o executivo, ônibus mais rápidos e confortáveis, operando em espaços exclusivos, as chamadas calhas próprias, completamente segregadas do trânsito comum, são o futuro do transporte de passageiros. “A opção feita pelo Rio para Copa e Olimpíada, mas também como solução definitiva para a cidade, é um exemplo de quanto o modelo é eficaz. Em agosto, tivemos a honra de receber o secretário de Transportes carioca no nosso corredor e mostrar a nossa experiência”, conta.
 
Durante a divulgação da pesquisa, o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, afirmou que o paulistano desperdiça um mês de sua vida por ano somente em congestionamentos, e que a falta de mais opções de qualidade impacta negativamente na qualidade de vida da população. De acordo com ele, a cidade precisa da expansão de todas as formas de transportes públicos, mas os corredores de ônibus, como os BRTs, devem ser priorizados.

 

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