BH deve chegar a 100 km de ciclovias até o fim do ano

A previsão da BHTrans é que até 2020 os 340 quilômetros de ciclovias previstos no PlanMobBH devem ser implementados na cidade

Notícias
 

Fonte: O Tempo  |  Autor: Juliana Baeta  |  Postado em: 31 de julho de 2014

Atualmente, ciclistas tem que dividir espaço com o

Atualmente, ciclistas tem que dividir espaço com os carros

créditos: Pedro Gontijo

 

Com passos lentos, Belo Horizonte está caminhando para se tornar uma cidade que investe nos pedais como meio sustentável de transporte. É que até 2016, 200 km de ciclovias devem ser implantados na cidade, a fim de estimular o uso de bicicletas por moradores da cidade e interligar os ciclistas diretamente ao sistema de transporte coletivo, como o metrô e o Move (nome dado ao BRT da capital, sistema rápido de transporte por ônibus). Segundo a BHTrans, até abril deste ano, Belo Horizonte já contava com um total de 70,42 Km de ciclovias e a meta é, até o fim do ano, completar 100 km de ciclovias na cidade.

 

Ainda de acordo com a BHTrans, a ideia é implantar cerca de 340 km de rotas cicloviárias estruturantes – o que deve ser finalizado só em 2020 –, das quais 150 km serão interligados diretamente ao metrô e ao Move, iniciativa que leva o nome de PlanMobBH. Além disso, as ciclovias terão como complemento a implantação de estacionamentos para bicicletas e bicicletários nas estações de integração. Os próprios ônibus do Move já contam com áreas específicas para acomodação de bicicletas. Este embarque é permitido aos sábados, a partir de 15h, aos domingos e feriados, nos ônibus que passam pelas avenidas Antônio Carlos, Pedro I e Cristiano Machado.

 

Por região

As ciclovias estão sendo planejadas por região. Os cerca de 150 km para integração ao sistema de transporte público da cidade serão divididos em 23,53 Km para a regional Norte, 19,19 Km para a regional Oeste, 24,67 Km para o Barreiro, 15,34 Km para a região Noroeste da cidade, 22,78 Km para Venda Nova, 18,04 Km para a regional Nordeste e 15,92 Km para a região da Pampulha.

 

Ao todo, já foram elaborados os projetos executivos de 68,73 Km da rede cicloviária prevista que, segundo a BHTrans, estão prontos para serem implantados. Cada quilômetro de ciclovia demanda o investimento aproximado de R$ 150 mil. No entanto, esse custo pode cair, quando a BHTrans aproveita trechos em construção para implementar a ciclovia correspondente.

 

Ciclovias que já existem

Algumas ciclovias já começaram a ser implantadas em 2011 por meio do programa Pedalar BH, que prevê também a implantação de paraciclos e bicicletários – equipamentos para estacionamento de bicicletas – pelas ruas de Belo Horizonte.

 

Leia também:

Metrô de BH promove campanha de inclusão a deficientes físicos 

Metrô de BH recebe R$ 2 mi para obras de acessibilidade 

Estado não apresenta projeto e metrô não anda em BH 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário