Prefeitura estuda a criação de rodízio de veículos no Centro do Rio

Rodízio valeria durante a realização de obras no porto. Município diz que alternativa será analisada

Notícias
 

Fonte: G1 Rio  |  Autor: G1 Rio  |  Postado em: 31 de julho de 2014

Congestionamento trava o centro do Rio

Congestionamento trava o centro do Rio

créditos: Reprodução

 

A Prefeitura do Rio estuda a implementação de um rodízio de veículos no Centro. Uma reunião entre o prefeito Eduardo Paes, o secretário de Transportes Alexandre Sansão, o secretário de Concessões e Parcerias Público-Privadas, Jorge Arraes e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro, Alberto Silva, discutiu essa possiblidade na quarta-feira (30). O rodízio seria criado com o intuito de desafogar o tráfego na região central durante as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na Zona Portuária.

 

Um projeto como esse já ocorre na cidade de São Paulo há alguns anos. Em uma segunda-feira, por exemplo, não circulam carros com placas de final 1 e 2; na terça-feira, a proibição valeria para placas com final 3 e 4; e assim por diante, como mostrou o Bom Dia Rio.

 

Trânsito após interdições

Outras obras de revitalização da Zona Portuária têm alterado a rotina dos motoristas na região. Na última segunda-feira (28), motoristas enfrentaram trânsito muito congestionado em direção ao Centro devido ao primeiro dia útil de fechamento da Avenida Rodrigues Alves. A via foi interditada para a demolição do último trecho do Elevado do Perimetral. Desde as 6h30, o trânsito já tinha retenções no Viaduto do Gasômetro e na Via Binário do Porto, no sentido Centro. A situação só começou a melhorar após as 10h30.

 

O trecho interditado da Avenida Rodrigues Alves só deverá ser reaberto no segundo semestre de 2015, de acordo com a prefeitura. Com a mudança, mais de 200 linhas de ônibus tiveram o trajeto modificado e ruas sofreram alterações de sentido.

 

O secretário de transportes Alexandre Sansão reforçou o pedido para que a população opte por transporte público nesta segunda, especialmente por causa da chuva que complicava ainda mais o trânsito.

 

“Quem vem de Niterói, pode usar as barcas e da Zona Norte pode seguir por metrô ou trens. A principal mensagem é utilizar transporte público para que o trânsito não fique pior, especialmente por ser um dia de chuva”, disse.

 

Itinerário dos ônibus

Com o fechamento do trecho da Rodrigues Alves, muitos ônibus tiveram seus itinerários alterados. As linhas municipais da Avenida Brasil com destino à Região Portuária que sofrerão alteração são: 265, 315, 322, 349, 350, 351, 355, 361, 367, 374, 376, 377, 384, 385, 396, 483, 2101, 2112, 2304, 2330, 2331, 2332 e 2346. Veja aqui os novos itinerários das linhas municipais.

 

Estes ônibus e linhas intermunicipais no sentido Praça Mauá deixam de passar nos pontos da Avenida Brasil a partir da Passarela 3 e seguem para o Viaduto do Gasômetro e Via Binário do Porto (Rua Equador), no sentido Centro. O novo ponto de parada é na  Via Binário do Porto (Rua Equador), entre a Rua Cordeiro da  Graça e Avenida Professor Pereira Reis. Exceto a linha 265, que terá o seu itinerário alterado para a Rua Santo Cristo.

 

No sentido Avenida Brasil, os novos pontos de parada ficarão na Rua General Luís Mendes de Morais, ao lado do Terminal  Padre Henrique Otte. As linhas intermunicipais que vêm da Baixada Fluminense pela pista lateral da Avenida Brasil não chegarão ao Centro, pois retornam no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

 

As linhas intermunicipais 1955B, 1956B e 2955B - que atualmente passam na Rua Santo Cristo - terão itinerários alterados para a Via Binário do Porto (Rua Equador). As linhas 404, 445 e 483 no sentido Zona Norte e 750D, 751D, 1750D e 2750D no sentido Niterói terão rotas alteradas para o Elevado 31 de Março, Avenida Presidente Vargas (pista lateral), Avenida Francisco Bicalho (pista lateral), Avenida Rio de Janeiro. O ponto destas linhas será na Avenida Francisco Bicalho (pista lateral), próximo à Unidos da Tijuca. Veja aqui o novo itinerário das linhas intermunicipais.

 

Leia também:

Congestionamentos no Rio custaram R$ 29 bi em 2013, aponta pesquisa 

RJ vai licitar em setembro expansão de três linhas de metrô 

Estudo sobre transporte nas favelas é lançado em português 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário