Candidatos prometem priorizar transporte sobre trilhos em SP

Defasagem no transporte público é um dos principais problemas do estado. Candidatos afirmam que vão acelerar as obras

Notícias
 

Fonte: G1 São Paulo  |  Autor: G1 São Paulo  |  Postado em: 18 de agosto de 2014

Linha 12-Safira da CPTM

Linha 12-Safira da CPTM

créditos: Wesley Rocha

 

O jornal SPTV ouviu os nove candidatos ao governo de São Paulo para conhecer as propostas para o tema da mobilidade urbana no estado. Confira os vídeos e a transcrição das propostas:

 

Alexandre Padilha (PT)

"Transporte mais rápido em São Paulo, só com mais metrô. O mesmo modelo usado para acelerar as obras dos aeroportos na Copa, usaremos para acelerar as obras do metrô e do trem. Com as obras mais ágeis, vamos levar o metrô para além da capital. Também vou criar o Bilhete Único Metropolitano. Desconto de 25% nas passagens nas cidades da região metropolitana. Com ele, o transporte será mais barato, mais rápido e mais prático", disse Padilha.

 

Wagner Farias (PCB)

"Nós defendemos que não há outra forma de atingir esta meta, se não por um investimento maciço num transporte coletivo 100% público, gratuito e de qualidade. Para que isso aconteça, pelo governo estadual nós vamos criar uma empresa pública estatal que articule, que integre, Metrô, CPTM e o transporte intermunicipal como forma de favorecer o transporte coletivo ao individual", disse Farias.

 

Gilberto Maringoni (PSOL)

"Todos os anos entram em circulação em São Paulo cerca de 200 mil novos automóveis. Só que não se constrói o número igual ou equivalente de ruas e avenidas. O que que isso indica? Indica que este é o caminho do caos, do engarrafamento sem saída. A gente quer a saída. A saída é o estado investir em transporte público: metrô, trem, ônibus e monotrilho. Agora, pra isso, o estado tem que recuperar a sua capacidade de planejamento, de investimento e de desenvolvimento", disse Maringoni.

 

Paulo Skaf (PMDB)

"Que o transporte sobre trilhos, trens, metrôs, é uma grande solução, todo mundo sabe. A questão é acelerar os investimentos em novas linhas, novas estações, a exemplo de grandes cidades do mundo que fizeram e construíram muito mais metrô em muito menos tempo. É isso que faremos, a construção de muito mais metrô, dando assim segurança e conforto à população de São Paulo", disse Skaf.

 

Raimundo Sena (PCO)

"Hoje, bilhões dos recursos públicos são gastos para financiar a aquisição do carro próprio, causando um grande tumulto de carros nas ruas. A solução tem que ser investir, prioritariamente, em transporte sobre trilhos. E hoje, esse investimento tem sido muito pequeno, fazendo com que essas linhas de trens e metrôs cresçam a passos de tartaruga", disse Sena.

 

Gilberto Natalini (PV)

"Em um governo do Partido Verde, transporte sobre trilhos é prioridade máxima, dentro e entre as cidades. Trens, metrô, veículo leve sobre trilhos, são formas rápidas, eficientes, baratas e limpas de transporte. A bicicleta também tem seu lugar. Nós não somos contra os automóveis, mas não podemos ser escravos deles. Desta maneira, o Partido Verde pretende melhorar a mobilidade urbana na Grande São Paulo", disse Natalini.

 

Geraldo Alckmin (PSDB)

"Investir em metrô e trem, trilhos. Hoje nós temos 101 quilômetros em obras aqui em São Paulo e na Grande São Paulo. E depois corredores de ônibus, 52 quilômetros de corredores de ônibus. E vamos implantar o cartão Bom, dando um desconto pra todos os usuários da região metropolitana de São Paulo. Um bom transporte coletivo a pessoa fica mais com a família e tem melhor qualidade de vida", disse Alckmin.

 

Walter Ciglioni (PRTB)

"Mobilidade urbana o partido PRTB tem discutido a anos. Questão prioritária que nós colocamos aqui hoje e o governo usa. Monotrilho e aero trem têm que ser aplicados nesta área. Metrô: metrô custa caro, nós temos que tratar com a parceria público-privada, é importantíssimo, tem que se estender o metrô. Ônibus tem pouco no estado, o cidadão sabe disso, ele pega e sabe que é complicado. E o transporte por linha férrea como tinha na Fepasa", disse Ciglioni.

 

Laércio Benko (PHS)

"Mobilidade urbana é qualidade de vida, vamos investir em metrô, construindo de oito a dez quilômetros por ano, tirando assim o atraso de São Paulo nesta área. Vamos concluir as obras do rodoanel, que já duram mais de 20 anos e, apesar de não terem sido concluídas, já foram até pedageadas. E vamos finalmente investir pesadamente em ciclovias, esse modal de transporte que tem tudo a ver com sustentabilidade e qualidade de vida", disse Benko.

 

Leia também:

O Plano Diretor e as caminhadas urbanas. Vai ficar melhor andar a pé pela cidade? 

Vagão exclusivo para mulheres é vetado em SP 

A demanda reprimida no uso da bicicleta na cidade de São Paulo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário