Paraibanos preferem se deslocar a pé e de bicicleta para viagens curtas e trabalho

Embora a frota de veículos tenha crescido de forma assustadora na Paraíba, a maioria dos paraibanos ainda prefere se deslocar a pé ou de bicicleta

Notícias
 

Fonte: PB Agora  |  Autor: PB Agora  |  Postado em: 25 de agosto de 2014

Ciclovia em João Pessoa, na Paraíba

Ciclovia em João Pessoa, na Paraíba

créditos: Reprodução/Prefeitura de João Pessoa

 

Na Paraíba, somente uma pequena parcela prefere usar o transporte individual motorizado e o transporte coletivo. É o que revela o Relatório 2012 – Sistema de Informações da Mobilidade Urbana da ANTP – julho 2014 da Associação Nacional de Transportes Públicos, realizado com dados de transporte público e tráfego urbano dos municípios brasileiros com população superior a 60 mil habitantes.

 

Por isso, várias ciclovias já foram realizadas pelos poderes públicos em cidades como Campina Grande e João Pessoa, onde frota de veículos cresceu de forma assustadora nos últimos 10 anos.

 

A Paraíba acompanha a tendência nacional. A coleta e tratamento dos dados começaram em 2003, e incluem os 438 municípios brasileiros que nesse ano possuíam 60 mil habitantes ou mais. Para efeito de diversas análises ao longo do relatório, os municípios em estudo foram agregados por faixa de população. Na relação de municípios que compõem o sistema de informação da ANTP na Região Nordeste, seis cidades paraibanas foram citadas, sendo elas João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Campina Grande, Patos e Sousa.

 

Conforme a pesquisa, a população do grupo de municípios com o número de habitantes entre 60 mil e 100 mil, como Bayeux, Patos e Sousa, teve uma mobilidade média de 1,06 viagem por habitante por dia, onde 0,56 foram realizadas em Transporte Não Motorizado (TNM) - a pé e em bicicleta. A quantidade de viagens feitas em Transporte Individual (TI) – automóvel e motocicleta, e em Transporte Coletivo (TC) – ônibus, trens e metrô foi a mesma, 0,25.

 

Leia também:

João Pessoa ganha primeira locomotiva climatizada, mas chegada do VLT é adiada 

MP dá prazo para implantar faixa de ônibus em via de João Pessoa 

Ônibus com acessibilidade já operam na Grande João Pessoa 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário