Grupo testa ocupação de carros, ônibus e bicicletas em rua de Vitória

Objetivo era refletir sobre o espaço ocupado pelas pessoas todos os dias. Campanha aconteceu na manhã deste domingo (31)

Notícias
 

Fonte: G1 ES  |  Autor: G1 ES  |  Postado em: 01 de setembro de 2014

Campanha compara meios de transportes utilizados n

Campanha compara meios de transportes utilizados na capital

créditos: Marcelo Prest/ A Gazeta / Reprodução TV Gazeta

 

O Dia Mundial Sem Carro acontece somente em 22 de setembro, mas para estimular a prática de um exercício físico e contribuir para a sustentabilidade do planeta, uma faculdade particular de Vitória decidiu fazer uma campanha, neste domingo (31). A atividade levou os participantes a refletirem sobre o espaço que as pessoas ocupam todos os dias no trânsito. Em uma mesma rua, foram colocados pedestres para fazer uma comparação com três meios de transporte - ônibus, bicicletas e carros.

 

De acordo com a organizadora da ação, Luisa Cortat Simonetti, o desafio é uma reprodução da campanha que fizeram na Alemanha em 2001. "A gente está fazendo a reprodução de uma foto que mostra que os diferentes usos do transporte impactam na mobilidade urbana. E então mostrar como o espaço urbano se modifica de acordo com nossas escolhas. A gente quer mostrar o espaço que 60 pessoas ocupam, 60 bicicletas, 60 carros e um ônibus, que também consegue transportar 60 pessoas. Estamos lançando hoje a campanha do dia mundial sem carro", explicou.

 

Campanha quer reproduzir foto de Departamento de Trânsito de Munique, em 2011 (Foto: Reprodução/ Internet)Campanha quer reproduzir foto de Departamento de Trânsito de Munique (Foto: Reprodução/ Internet)

 

Apesar da ação não ter alcançado o número de 60 pessoas, os participantes conseguiram refletir sobre as mudanças que devem ser feitas na mobilidade urbana. "Eu aprendi que é para usar bicicleta ou ônibus no lugar do carro, porque o carro lota muito mais, tem a poeira, suja. A bicicleta pode ficar em qualquer espacinho, o carro não, você tem que encher a rua inteira, poluída e a gente não quer ver o mundo assim", disse o estudante Renan de Oliveira, de 10 anos.

 

O desafio começou no ônibus. As portas foram abertas e todos conseguiram se acomodar sentados. Apesar do conforto, os participantes afirmaram que a realidade é diferente. "Eu ando sempre de ônibus. É uma brincadeira bacana (o desafio) e é bom que incentiva o pessoal. Hoje estou bem acomodado, mas sempre é bem lotado, muito calor, se abre a janela toma chuva, se fecha sente calor. A realidade é muito diferente", afirmou o auxiliar administrativo Anderson Assunção.

 

Após a simulação com ônibus, chegou o momento em que os carros foram posicionados. Eles foram estacionados em fileiras. Apesar de não serem muitos, cerca de 17, bastante espaço foi ocupado. Olhando do alto, até parecia um congestionamento.

 

A estudante de Direito Lara Santos afirma que o mundo inteiro enfrenta problema com os carros. "As pessoas vão tendo poder aquisitivo e adquirindo novos carros, algumas famílias tem um carro por pessoa. É frequente a gente ver no trânsito hoje só uma pessoa dirigindo e mais ninguém no carro. É um problema grande, porque atrapalha a locomoção na cidade", disse.

 

Já quando o desafio partiu para a bicicleta, foi possível notar a diferença de espaço. O estudante Lucas Castelo Branco tem apenas oito anos, mas aprendeu que deve diminuir a poluição. "O carro usa poluição demais movido a gasolina, o que é uma grande poluição. O ônibus é a mesma coisa também. A bicicleta já não é assim, porque você usa a própria energia e você pode usar para esporte", afirmou o menino.

 

*Com colaboração de André Falcão, da TV Gazeta.




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário