Primeiro trecho da Linha 15-Prata do monotrilho é aberto em São Paulo

Após 4 anos de obras e adiamentos na entrega, abertura foi neste sábado. Operação está em fase de testes e público pode visitar aos fins de semana

Notícias
Fotos
 

Fonte: G1 São Paulo  |  Autor: G1 São Paulo  |  Postado em: 01 de setembro de 2014

Por enquanto, a operação está em fase de testes

Por enquanto, a operação está em fase de testes

créditos: Joel Silva/Folhapress

 

Depois de quatro anos de obras e adiamentos na entrega, foi aberto na manhã deste sábado (30) o primeiro trecho do primeiro monotrilho de São Paulo, entre as estações Vila Prudente e Oratório, na Linha 15-Prata, na Zona Leste.

 

Por enquanto, a operação está em fase de testes e, por isso, o público só pode visitar aos sábados e domingos, das 10h às 15h, com entrada gratuita.  Esta operação conta com a assistência de técnicos das diversas áreas operacionais do Metrô para fazer os últimos acertos antes da operação comercial, cuja previsão de início é em 60 dias. O primeiro trecho, entre Vila Prudente e Oratório, atenderá 13.300 passageiros por dia.

 

O Metrô vai aproveitar para realizar campanha educativa sobre a utilização do monotrilho por meio de avisos sonoros e comunicação visual, com dicas de como usar o novo sistema de forma segura e adequada. As equipes de operação também estarão à disposição para orientar e auxiliar os novos usuários da Linha 15.

 

Monotrilho da Linha 15-Prata será aberto para visita a partir deste sábado (30) (Foto: Marcos A. Silva/ Metrô/Divulgação)Monotrilho da Linha 15-Prata foi aberto para visita (Foto: Marcos A. Silva/ Metrô/Divulgação)

 

O acesso à estação Vila Prudente fica na Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, esquina com a Rua Cavour, ao lado da Linha 2-Verde. Já a entrada da estação Oratório será feita pela Avenida do Oratório, 165.

 

A segunda fase da Linha 15-Prata ligará a estação Oratório a São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, com extensão de 10,1 km e oito estações. Já o terceiro e último trecho terá 11,4 km e sete estações, ligando São Mateus e o Hospital Cidade Tiradentes. Nesta etapa também está contemplada a extensão de 2,1 km da linha até o Ipiranga, fazendo a conexão com a estação Ipiranga da CPTM (Linha 10-Turquesa).

 

A inauguração estava prevista para acontecer em janeiro deste ano, como afirmou o governador Geraldo Alckmin em julho de 2013. Houve ainda uma previsão inicial do governo do estado de que o sistema fosse inaugurado ainda em 2010. Porém, em janeiro, o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, afirmou que a inauguração seria feita com atraso em março e que o trecho seria aberto definitivamente ao público apenas em junho.

 

Quando concluída, a Linha 15-Prata terá 26,6 quilômetros de extensão, 18 estações e dois pátios de estacionamento e manobra de trens. A previsão é de que 520 mil passageiros sejam atendidos por dia, em média.

 

Novas estações

Já a estação Fradique Coutinho, da Linha 4- Amarela do Metrô deve será entregue no fim do próximo mês, a previsão inicial é dia 25 de setembro. Já a estação Oscar Freire deve ser entregue no fim deste ano e a estação Higienópolis até março de 2015.

 

Explosão

Na madrugada de 29 de junho, quatro pessoas não identificadas tentaram explodir uma das colunas da obra do monotrilho da Linha 15-Prata, segundo investigação da Polícia Civil. O incidente ocorreu em um trecho mais adiante, na Avenida Sapopemba, altura do nº 10.200.

 

Duas bananas de dinamite e 2 m de pavio de pólvora foram afixados com fita adesiva a um dos pilares na Av. Sapopemba.

 

Policiais ouvidos pelo G1 disseram que, no material apreendido, não havia um detonador. O caso foi registrado como tentativa de explosão no 69º Distrito Policial (DP), Teotônio Vilela. Depois, seguiu para investigação do 70º DP, Vila Ema,  e agora está sob responsabilidade da Delegacia do Metropolitano.

 

Além de policiais, vigilantes da obra e testemunhas disseram à equipe de reportagem que suspeitam que a tentativa de explosão da coluna do monotrilho não foi realizada por criminosos profissionais. Para eles, quem afixou os cartuchos explosivos não tinha conhecimento do seu poder de detonação.

 

Leia também:

Linha 15-Prata do metrô de SP abre finalmente neste sábado 

Governos federal e estadual autorizam início das obras do metrô no ABCD 

Linha 4-Amarela do Metrô de SP ganha nova estação em setembro 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário