Uma Paulista só para lazer, sem carros, todos os domingos. Que tal?

Campanha "Se a Paulista fosse Nossa" volta neste domingo (21), com a ocupação da via com muitas brincadeiras, troca de experiências e atividades de lazer para todo mundo

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da redação / Mobilize  |  Postado em: 16 de setembro de 2014

Paulista só para pessoas: uma ideia a ser abraçada

Paulista só para pessoas: uma ideia a ser abraçada

créditos: Divulgação

 

Para marcar com estilo a Semana da Mobilidade Urbana, o movimento "Se a Paulista Fosse Minha" preparou uma grande ocupação da famosa avenida neste domingo (21), com diversas atividades gratuitas, shows, oficinas etc., e a participação de vários coletivos.

 

A primeira experiência ocorreu no dia 7 deste mês, e teve adesão geral das pessoas que passavam pelo local; no domingo passado, voltou a ser realizada também com sucesso. A expectativa agora é cada vez maior, diz Letícia Sabino, do SampaPé.  

 

O movimento, que surgiu no ano passado - precisamente no Dia Mundial sem Carros - é organizado pelo SampaPé!, que tem à frente nossa blogueira Letícia Sabino. Ela, em conjunto com outros grupos, levantam a bandeira do uso da rua pelas pessoas e da retirada dos carros de circulação da avenida Paulista aos domingos. 

 

O movimento cresceu, ganhou novos adeptos como o Mobilize Brasil (e também Acupuntura Urbana, Aromeiazero, Atados, Bela Rua, Bike Anjo, Boa Praça, Café na Rua, Cidade Ativa, Cidade Democrática, Corrida Amiga, Conexão Cultural, Imargem, Instituto Saúde e Sustentabilidade, Instituto Mobilidade Verde, Movimento 90 Graus , Virada Sustentável , Walking Gallery).

 

Além de participar das atividades da campanha, a ideia é que as pessoas enviem e-mails para a Prefeitura reivindicando este novo uso da Paulista aos finais de semana.

 

O momento é oportuno, para a cidade que inicia um processo de transformação, com a construção de ciclovias e ciclofaixas, propondo com isso usos mais sustentáveis e dignos para o espaço urbano. Como diz o texto da plataforma Panela de Pressão, assinado por Letícia Sabino: 

 

"São Paulo, a maior cidade do Brasil, ainda tem cultura e espaços que não promovem o encontro entre as pessoas e a grande troca de diversidade que as grandes cidades devem proporcionar. A falta de bancos nas ruas, de sombras e árvores em novas praças, de parques na região central, são alguns dos exemplos disso. A consequencia é uma população que se sente desconectada e insegura, porém, podemos mudar essa realidade!

 

Já tem muita gente (e muitos - me incluo - já estamos) reinventando a cidade que queremos viver e conviver. Algumas ações e hábitos podem ir mudando pouco a pouco nossa convivência e experiência na cidade, como o andar à pé no nosso dia a dia.

 

Agora pedimos a ajuda de todos para pedir pela democratização de um espaço simbólico da cidade: a Avenida Paulista. Se Rio, Recife, Cidade do México e Bogotá conseguiram a gente também consegue!"

 

Letícia Sabino e Gui Coelho, no último domingo (14), em plena via!  


Participe! Abrace esta ideia e venha brincar na Paulista! É neste domingo (21) a partir das 10 horas. 


Programação: 

- Tendas para relaxar e cadeiras de praia- Conexão Cultural, Café na Rua e Acupuntura Urbana

- Rodas de Leitura - Rodas de Leitura

- DJ - Chico Tchello

- Cordas e Bambolês para brincar - SampaPé! e Minha Sampa

- Bolhas de Sabão Gigante- SampaPé

- Amarelinha na Calçada - Minha Sampa

 

Serviço:

Quando: 21/9 - Domingo 

Horário: das 10h às 18h

Onde? Na frente do casarão Franco de Melo, na Av. Paulista, 1919.

 

Leia também:

Cidades, como transformá-las? Comece por sua calçada 

Em São Paulo, Paulista terá ciclovia em 2015 

Se a Paulista fosse nossa - Sampapé - 7 setembro


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Renan - 17 de Setembro de 2014 às 07:50 Positivo 0 Negativo 0

Só faltou deixar o email, telefone ou site da prefeitura para que as pessoas possam pedir que isso aconteça.

Clique aqui e deixe seu comentário