Bike Santos supera um milhão de viagens em dois anos

Programa de empréstimo de bicicletas na cidade litorânea de SP registra uma média de 1.800 viagens diárias, com o modal sendo usado principalmente para estudo e trabalho

Notícias
 

Fonte: Diário do Litoral  |  Autor: Da Reportagem  |  Postado em: 29 de outubro de 2014

Bike Santos teve grande aceitação na baixada

Bike Santos teve grande aceitação na Baixada

créditos: Divulgação/PMS

 

Opção de transporte gratuito que vem recebendo cada vez mais a adesão da população santista, o Bike Santos superou a marca de 1 milhão de viagens na semana em que completa dois anos. O programa de empréstimo de bicicletas registra uma média de 1.800 viagens diárias, com o modal sendo usado principalmente para estudo e trabalho. O número de cadastros aponta 67.864 usuários de perfis variados.

 

O programa, gerenciado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e operado pela Samba Transportes Sustentáveis, segue uma tendência mundial de facilitar a mobilidade urbana, agilizando os deslocamentos ao mesmo tempo em que contribui para aliviar o trânsito. Consiste em compartilhar bicicletas sem qualquer custo, desde que o usuário se cadastre previamente pelo site www.bikesantos.com e obedeça as regras estabelecidas. As bikes podem ser retiradas das estações por meio de ligação telefônica (4003-9890), aplicativo de smartphone ou ainda utilizando o cartão transporte.

 

O programa conta com 37 estações inteligentes conectadas a uma central de operação (via wireless), alimentadas por energia solar.  Elas estão instaladas em pontos estratégicos. No total, o projeto reúne 370 bicicletas, que podem ser utilizadas das 6h às 22 h. Podem ser usadas por 45 minutos, com intervalo obrigatório de 15 minutos entre as viagens.

 

Adesão Popular

Os benefícios ressaltados pelos usuários são muitos: rapidez e economia de tempo e dinheiro, além de facilidade para estacionar. Também a utilização do veículo faz bem à saúde. Outro aspecto destacado é a topografia plana da cidade. É bom lembrar que Santos já conta com mais de 31 km de ciclovias e a prefeitura está ampliando a malha para atingir 43 km.

 

“Deixo meu carro em casa. Agora, só uso as bikes tanto para ir à academia, no Gonzaga, como para ir ao Centro. É mais rápido e econômico”, garante o motorista Marcelo Zanelatto, que reside na Ponta da Praia.

 

“Utilizo diariamente também para ir à faculdade e isso me facilita muito, já que não preciso depender de carro ou ônibus”, ressalta o universitário Andrew Carvalho.

 

A atendente de telemarketing Aline Pereira Gonçalves vai da Ponta da Praia ao canal 1 de bicicleta. “Depois que conheci o sistema não parei de utilizar. É uma maneira ágil e saudável de se locomover para qualquer lugar”. O assessor financeiro João Oliveira também compartilha da opinião. “Uso o sistema para ir à faculdade e para o lazer. Além de econômico, ajuda a relaxar e evitar o estresse”.

 

Cartão Transporte

O sistema para a retirada das bikes está mais rápido. Entre os procedimentos disponíveis, o mais simples é com o cartão transporte. Basta encostá-lo no sensor da estação (onde há uma ilustração do cartão), esperar a mensagem no display e aproximar uma segunda vez para confirmar o procedimento. Uma bicicleta será liberada e seu número indicado no display.

 

Desde a implementação do cartão no Bike Santos, em julho, o número de cadastramentos aumentou. Entre janeiro e junho, uma média de 1.746 cadastros foram realizados mensalmente. Já a partir de julho, o sistema passou a contabilizar cerca de 2.500 novos registros mensais.

 

Leia também:

Integração transporte público e 'Bike Santos' emitiu 1.600 novos cartões

Usuários do Bike Santos podem liberar sistema com cartão transporte

Edital para construção de novas ciclovias em Santos é publicado

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário