Santos (SP) ganhará ciclovia em duas importantes avenidas

Novos equipamentos devem ficar prontos em 8 meses e se somarão à ampla rede de ciclovias da Baixada

Notícias
 

Fonte: A Tribuna  |  Autor: A Tribuna  |  Postado em: 25 de fevereiro de 2015

Santos terá malha cicloviária ampliada

Malha cicloviária de Santos será ampliada

créditos: Vanessa Rodrigues

 

Como parte das obras previstas para 7,2 km de ciclovia na zona noroeste, a Prefeitura de Santos lançou o edital de licitação para construção de dois trechos das pistas para bicicletas nessa região: nas avenidas Afonso Schimidt (na qual é montada a estrutura do sambódromo) e Aprovada. Após o processo licitatório, a previsão do secretário adjunto de Infraestrutura e Edificações, o arquiteto Glaucus Farinello, é que os equipamentos estejam prontos em oito meses.

 

“As duas ciclovias devem ser entregues entre o final deste ano e o começo do ano que vem”, garante Farinello. Juntos, os equipamentos implantados nas duas pistas totalizarão 2.020 metros, com 1.200 metros de construção na Aprovada e 820 metros na Afonso Schmidt.

 

A ideia da Prefeitura é conectar as vias mais importantes da Zona Noroeste através de malha cicloviária. No entanto, a ligação com a principal delas, a Avenida Nossa Senhora de Fátima, não ocorrerá tão cedo.

 

Iniciadas em 2012, as obras da ciclovia na Nossa Senhora de Fátima estão paralisadas desde 2013. Não há previsão para a entrega do equipamento, já que, de acordo com Farinello, a construção do trecho foi incluído no projeto de remodelação da entrada da Cidade, que ainda está em fase de licitação. “Até o fim do primeiro semestre desse ano devemos finalizar o processo de pré-qualificação das empresas dispostas a fazer a obra (da entrada de Santos)”, ressalta Farinello.

 

A ciclovia da Afonso Schimidt vai ligar a Avenida Nossa Senhora de Fátima até a Avenida Hugo Maia. Já a Aprovada interligará a Avenida Jovino de Melo, cruzando a própria Afonso Schimidt, até as proximidades da Rua Haroldo de Camargo.

 

Nas duas ciclovias, será investido R$ 1,6 milhão, com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), vinculado ao Governo do Estado. E Farinello garante que não há risco de interrupção dessas obras, como ocorreu na Avenida Nossa Senhora de Fátima, com o andamento, por exemplo, do Programa Santos Novos Tempos, para a macrodrenagem da Zona Noroeste.

 

Outras obras 

Segundo Farinello, das frentes de trabalho em andamento na Cidade, a ciclovia da Avenida Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6), que interligará a orla ao Porto, é a mais adiantada. Quase concluída, o arquiteto explica que a via passa a receber trabalho paisagístico. “Deve ser entregue ainda nesse semestre”, ressalta.

 

Já o cronograma das obras para a construção da ciclovia nas avenidas Siqueira Campos e Almirante Cóchrane (canais 4 e 5) está 40% concluído. A previsão de Farinello é que a Prefeitura entregue os equipamentos nas duas vias até o final do ano.

 

Leia também:

Bicicleta como meio de transporte vira tendência na capital baiana

Registro de seguros para bicicletas triplica em três anos no estado de SP

Ciclovia entregue durante a Copa, em Cuiabá, sofre com descaso


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário