Trânsito de Belém está à beira do colapso

Falta de planejamento do trânsito responde pelos engarrafamentos na Região Metropolitana de Belém, diz especialista. E completa: BRT não foi feito, e sim corredor

Notícias
 

Fonte: Diário do Pará  |  Autor: Diário do Pará  |  Postado em: 01 de dezembro de 2014

Especialista vê falta de políticas para o trânsito

Especialista vê falta de políticas para o trânsito

créditos: Mauro Ângelo/Arquivo

 

As principais vias de Belém (PA) sofrem com engarrafamentos nos horários de pico, e não é de hoje. O jornal Diário do Pará de hoje (1) traz a reportagem que segue, mostrando que o excesso de veículos nas ruas da Região Metropolitana de Belém não foi até agora acompanhado de políticas de planejamento de trânsito, o que fez da falta de mobilidade urbana uma tendência em alta.

 

Leila Braga mora no Distrito de Icoaraci e precisa se deslocar diariamente para o centro de Belém, onde trabalha a partir das 8h da manhã. Há quatro anos, o trajeto feito de carro, que antes durava cerca de 30 minutos, hoje dura, em média, uma hora.

 

O motivo é antigo: o velho engarrafamento que toma conta das principais vias de Belém na hora de pico. E como se não bastasse o transtorno na ida ao trabalho, Leila passa o mesmo sufoco na hora de voltar para casa, por volta das 18h.

 

O expediente se encerra e a servidora começa mais uma jornada de congestionamento e estresse que dura mais uma hora ou mais, de Belém até a Vila.

 

“Já pensei em mudar de bairro e até de largar o emprego e tentar outro mais perto de casa para ver se me livro desse transtorno”, diz ela.

 

O problema vivenciado por Leila afeta milhares de pessoas que trafegam pela Região Metropolitana de Belém. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), até o mês de outubro deste ano, Belém tinha uma frota de aproximadamente 211 mil carros, 95.528 motocicletas e 12.558 ônibus.

 

O excesso de veículos na rua, no entanto, não foi acompanhado de políticas planejadas para o trânsito da cidade. Na opinião da engenheira e especialista em trânsito, Patrícia Bitencourt Neves, o crescimento da frota está entre os principais fatores para o estrangulamento do trânsito vivenciado em Belém.

 

A consequência, segundo ela, é um cenário de vias congestionadas, falta de estacionamento, acidentes e poluição sonora. Mas o problema não é o único e está longe de ser solucionado.

 

Faixa de ônibus, e não BRT

“Falta planejamento com ações integradas de curto e longo prazo”, considera Patrícia. Concebido como solução para o engarrafamento na avenida Almirante Barroso, o BRT Belém (Bus Rapid Transit) não conseguiu ser operado da forma como foi pensado e se tornou um mero corredor de ônibus expresso que em nada tem a ver com o BRT de verdade. “O BRT foi feito a toque de caixa, mal operado porque nem foi implantado”, critica Patrícia.

 

Para ela, apesar da construção dos elevados no Entroncamento, o BRT de Belém continua sem funcionalidade, uma vez que se trata de uma obra isolada que precisa estar inserida em um projeto maior de mobilidade na cidade. 

 

A engenheira esclarece que um BRT de verdade deve ter estações com linhas contínuas e espaço para ultrapassagem, assim como ter prioridade na via com embarque e desembarque no mesmo nível, além de ser monitorado por uma central de controle que anuncia o tempo de sua chegada em cada estação. Um BRT funcionando nestas condições amenizaria o tempo de permanência das pessoas no trânsito.

 

Em nota, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que ainda não existe sistema BRT em Belém e sim uma faixa exclusiva de ônibus expressos, inaugurada em 31 janeiro deste ano.

 

Leia também:

Mobilidade Urbana é desafio em Belém 

No Pará, usuários reclamam de demora de ônibus nos feriados e domingos

Os 'excluídos do transporte' no Pará 



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário