Campanha para reduzir acidentes é proposta em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul ode cganhar campanha que facorece pedestre

Notícias
 

 |  Autor: Correio do Estado  |  Postado em: 19 de outubro de 2011

Marcio Fernandes (PTdoB)

Marcio Fernandes (PTdoB)

créditos: amambainoticias.com.br

Visando fomentar a educação no trânsito para contribuir com a redução do quantitativo de acidentes envolvendo pedestres, o deputado Marcio Fernandes (PTdoB) apresentou, ontem (18), projeto de lei visando instituir a campanha “Travessia Segura” no âmbito de Mato Grosso do Sul.


Fernandes ressalta que a campanha deverá ocorrer anualmente, com base em três objetivos: mudar o comportamento, cultura e hábito dos motoristas, motociclistas e pedestres; informar que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em seu artigo 214, tipifica como infração gravíssima e sujeita à multa, quem deixar de dar preferência de passagem a pedestre; e comunicar que o CTB, em seu artigo 254, estabelece como infração sujeita à multa, pedestre que atravessar a via fora da faixa própria e iniciar a travessia da rua quando o sinal estiver verde para os veículos.


No texto da matéria é descrito que o Governo do Estado poderá celebrar convênios com pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, que tenham interesse em participar de eventos e atividades pertinentes ao que dispõe o projeto, apoiá-los ou com eles colaborar de outra forma, inclusive financeiramente.


A campanha deverá ser realizada no mês de agosto e poderá ser desenvolvida em conjunto com a Semana Estadual de Conscientização e Responsabilidade no Trânsito, instituída pela lei estadual 4.061, de 26 de julho de 2011.


Recentemente, segundo Marcio Fernandes, o programa Fantástico, da Rede Globo, visitou várias capitais brasileiras e observou que o índice de atropelamento é altíssimo, onde a tensão foi maior nas ruas de Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ). Ainda na reportagem, foi constatado que nas cidades de Florianópolis (SC) e Brasília (DF) o índice é baixo, pois o respeito é maior.


O CTB determina que o pedestre sempre tenha preferência quando estiver atravessando a rua. No semáforo, ele deve esperar até que o sinal feche para os carros. Onde existe apenas a faixa, o motorista é obrigado a parar. “Entretanto, é difícil educar os motoristas”, frisa o deputado.


Com a campanha, o parlamentar espera que os pedestres também sejam conscientizados a não desobedecer à sinalização de trânsito específica e somente andar na faixa própria.


Marcio Fernandes acrescenta que o impacto de um carro em alta velocidade é tão intenso que uma pessoa atropelada a 50 quilômetros por hora tem somente 15% de chances de sobreviver. Se a velocidade chegar a 70, dificilmente a vítima resistirá, observa.


“Espero que o respeito aos pedestres que estão se deslocando em suas faixas preferenciais se transforme em prática repetitiva, até se tornar hábito, como foi com o cinto de segurança, por exemplo. Os pedestres também têm que se conscientizar em apenas se deslocar na faixa própria, mesmo porque, em um caso ou em outro, o CTB já prevê punições severas”, conclui Fernandes.

 

 

Mais notícias sobre Mato Grosso do Sul: 

Campo Grande: Nova avenida beneficia 120 mil pessoas

Sem cobradores, Ônibus de Campo Grande deixam de aceitar dinheiro

Em Campo Grande, uso do cartão magnético começa dia 26 de agosto 

 Campo Grande receberá corredor de ônibus


 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário