Corrida urbana, o modo rápido e saudável de se deslocar na cidade

No horário de pico, quem vence? Você, correndo, ou os veículos automotores? Em SP, um teste de velocidade mostra todo o potencial da corrida urbana

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha / Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de dezembro de 2014

Crianças, idosos e trabalhadores testaram sua velo

Crianças, idosos e trabalhadores testaram sua velocidade

créditos: Prodhe/USP

 

Quem você diria que é mais veloz: um carro saindo em horário de pico pelas ruas da cidade de São Paulo, ou uma pessoa correndo? Para responder a este ‘desafio modal’, a rede Corridaamiga* e o movimento Peçanha´s runners realizaram no último sábado (4), no Largo da Batata, em Pinheiros (SP), um teste de velocidade aberto a todos que por ali passavam.

 

No local, foi instalada uma longa esteira, de 50 metros, e durante toda a tarde foram feitas medições da velocidade das pessoas correndo. Participaram  desta ‘brincadeira para levar a sério’ muitas crianças, jovens, idosos e trabalhadores da região. Todos puderam comprovar que não é preciso muito esforço para ultrapassar um carro preso no congestionamento.

 

Teste de velocidade

Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a velocidade dos veículos nos horários de pico (manhã e noite) varia de 7 a 15 km/h. Já a performance do corredor de rua amador, segundo medições dos organizadores do evento, pode atingir entre 8 e 13 km/h. Impressionante, não? 

 

O teste de velocidade foi a ação de destaque do VIII Festival Ruas e Esporte, cujo objetivo é divulgar a ideia do uso responsável, qualificado e compartilhado dos espaços públicos, e abrir caminho para novas possibilidades de convivência na rua.

  

Sílvia Cruz, uma das organizadoras, conta que as pessoas que passavam pelo Largo quase todas lhe faziam a mesma pergunta, se ela não tinha medo de correr por aí, indo ou voltando do trabalho. “Minha resposta era:  óbvio, tomo minhas precauções, não corro em ruas muito vazias, escuras, e tarde da noite... Mas, realmente, meu maior medo é de outra espécie: o que me amedronta é a falta de responsabilidade e seriedade dos governantes do nosso país!”. 

 

O outro lado é o crescimento de movimentos que discutem o papel do "transporte ativo", como nesta ideia da corrida, como alternativa ao estilo de vida sedentário e como modo de melhorar a qualidade de vida da população. Segundo Sílvia, é animador que este tipo de iniciativa, de incentivo a um estilo de vida mais ativo e saudável, já vem sendo discutido e reconhecido por especialistas de diversos países. 

 

Para saber mais sobre a Corridaamiga, acesse: https://www.facebook.com/Corridaamiga, ou http://corridaamiga.wix.com/corridaamiga

 

Veja também artigo do Cidade Ativa/Corridaamiga em Estudos, do Mobilize.

 

Contato por e-mail: corridaamiga@gmail.com ou pelo tel. (11) 9 4155-5993

 

*A rede Corridaamiga teve início em 2014, fruto da iniciativa de corredores de rua já acostumados a se deslocar pela cidade utilizando seus pés e interessados em auxiliar e inspirar a prática da corrida como mobilidade urbana. A proposta é divulgar um modo de deslocamento que promove transformações nas rotinas das pessoas, proporcionando benefícios como: otimização de tempo, redução de custos e melhoria da qualidade de vida, entre outros. 


Leia também:

Deixar o carro em casa e optar por meios alternativos deve se tornar hábito 

Bicicleta vence desafio de locomoção em Fortaleza 



 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário