Presente para BH: um parque para se pedalar

Nesse início de 2015, a prefeitura de Belo Horizonte dará um presente aos ciclistas da cidade: a liberação para se pedalar no Parque Ecológico da Pampulha!

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Guilherme Tampieri  |  Postado em: 12 de janeiro de 2015

Parque ecológico da Pampulha passa a permitir a pe

Parque ecológico da Pampulha passa a permitir a pedalada

créditos: Mariana Gil/EMBARQ Brasil

 

Pedalar em parques uma maneira agradável de os conhecer, fazer atividade física, cuidar da saúde, socializar e interagir com um pedaço da cidade, com o espaço público. No entanto, jovens, adultos e idosos foram privados desse prazer em Belo Horizonte, com a proibição do uso da bicicleta nos parques da cidade que já data de longo tempo.

 

Em BH, temos, no mínimo, três legislações que são usadas para proibir o uso de bicicletas em parques. A primeira, a Portaria nº 11, de 1 de junho de 2004, dispõe sobre as regras para utilização do Parque Ecológico Francisco Lins do Rego. A segunda, a Lei 10.285 de 2011, permite apenas bicicletas de aro 12,14 e 16  em todos os parques da cidade e proíbe as demais. A última, de 2013, é a Portaria municipal nº 0023/2013. Ela concentrou todas as normativas concernente aos parques municipais administrados pela Fundação Municipal de Parques (FMP). Coincidentemente ou não, no artigo 4º de ambas as portarias está contida, entre outras, a proibição do uso das bicicletas.

 

Um parêntese importante: em BH, há parques geridos pela FMP e outros pela Fundação Zoo-Botânica (FZB-BH). Ambas regulamentam as regras dos Parques como acharem melhor, para bem ou para mal.

 

Um dos parques administrados pela Zoo-Botãnica é o Parque Ecológico da Pampulha (PEP), que possui uma ciclovia interna e há alguns anos empresta bicicletas para circulação em seu interior.

 

(Foto: Bike Anjo BH)

 

No 1º semestre de 2013, um coletivo de ciclistas chamado Bike Anjo BH se reuniu com a diretoria do PEP para combinar uma atividade conjunta dentro do Parque. Na ocasião, os dois integrantes do Bike Anjo presentes colocaram apenas uma condição para realizarem a ação: que o Parque, no dia 30 de maio [dia da atividade], fosse aberto para toda e qualquer pessoa que quisesse pedalar lá dentro com sua própria bicicleta. Condição aceita, foram realizadas campanhas de divulgação nas redes sociais e, no dia do evento, houve distribuição de panfletos na orla da Lagoa da Pampulha convidando os ciclistas a pedalarem no PEP.

 

Com algum estranhamento e timidez à possibilidade de pedalar dentro do PEP, dezenas de pessoas e nós, bike anjos, desfrutamos daquele dia. Nenhum problema. Pelo contrário, iniciava-se a busca por uma solução. Numa matéria sobre o evento, o Bike Anjo afirmou: “Essa pode ter sido a porta de entrada para que todos os parques abram suas portas para as bicicletas/patins e skate. Para a humanização”.

 

De lá para cá, foram realizadas mais seis atividades do Bike Anjo no PEP, inclusive na Virada Cultural, sempre com a mesma condição: que as pessoas possam pedalar com suas bicicletas dentro do parque.

 

No início de 2015, um ano e meio depois daquele 30 de maio, a prefeitura, através da administração do PEP, divulgará uma nova portaria que alterará o regulamento do Parque Ecológico da Pampulha. Nela, após anos de proibição, estará contida a permissão para acessar o PEP com qualquer bicicleta e em qualquer dia.  

 

Essa ação é mais uma boa pedalada rumo a estimular a abertura completa e geral dos parques da cidade para o uso de bicicleta, patins, skate e patinete e para tornar Belo Horizonte uma cidade mais amiga do ciclista.

 

Veja mais detalhes sobre as atividades do Bike Anjo BH no Parque Ecológico da Pampulha acessando esse link.

 

PS: Caso você queira contribuir para a abertura dos demais parques da cidade, sugiro assinar a Petição da BH em Ciclo – Associação dos Ciclistasr Urbanos de Belo Horizonte, disponível no link: http://goo.gl/Z5btdO. A petição, na prática, não teve relação com a liberação deste parque, mas terá para liberarmos todos os demais parques da cidade.


Leia também:


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário