No Recife, estações do BRT ficam inacabadas, seis meses após a Copa

Atraso nas obras das estações dos corredores Leste-Oeste e Norte-Sul prejudicam passageiros do BRT e causam engarrafamentos no trânsito

Notícias
 

Fonte: JC Trânsito  |  Autor: Mayra Cavalcanti  |  Postado em: 14 de janeiro de 2015

Estação do BRT na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Am

Estação do BRT na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro

créditos: Mayra Cavalcanti /JC Trânsito

 

Várias estações do Corredor Leste-Oeste do BRT, no Recife, ainda não ficaram prontas, como a da rua Benfica, e outras, como em Camaragibe, na Av. Conde da Boa Vista e Cruz Cabugá, e na PE-15, informa a reportagem do JC Trânsito, a seguir. 

 

Para se deslocar de onde mora, no bairro de Aldeia, em Camaragibe, até o seu trabalho, no bairro da Madalena, na zona oeste do Recife, a empregada doméstica Helena Maria da Silva, 56 anos, utiliza o sistema Bus Rapid Transit (BRT). Helena trabalha na rua Benfica, exatamente em frente à uma estação do Corredor Leste-Oeste. O problema é que, como a estação ainda não foi inaugurada, ela tem que descer na Avenida Caxangá e andar até o trabalho.

 

"Aquela é uma parada onde muitas pessoas iriam descer, se estivesse pronta. É muito movimentado porque as pessoas que vão para Camaragibe pegariam o ônibus ali. Por ela não estar pronta, tenho que andar de 10 a 15 minutos, no sol, para ir e para voltar", relata Helena. 

 

Se no corredor Leste-Oeste são apenas algumas estações pontuais que não estão funcionando, no Norte-Sul acontece o contrário. Na PE-15, por exemplo, são várias as estruturas que não estão prontas, como a estação Matias de Albuquerque (em frente ao Atacadão), a Quartel e a São Francisco de Assis. 

 

A vendedora Simone Amâncio, 28, é uma das pessoas que se prejudica pelas obras não acabadas. Simone conta que várias vezes precisa descer na Matias de Albuquerque e tem que saltar do BRT uma parada antes ou depois e ir andando ao seu destino. "Muitas vezes a gente só sabe na hora, porque ninguém avisa a estação que está pronta e a que não está. Por isso a gente pede pra descer na próxima e só percebe que ela não está pronta quando o motorista passa. Me prejudica muito, porque às vezes estou com pressa e temos que andar ainda", declara a vendedora. 

 

Além de prejudicar os usuários do transporte público, a construção das estações também causa engarrafamento. Este é o caso das estações ainda não acabadas da Avenida Cruz Cabugá, no Centro, que acabam causando retenções nas proximidades da igreja Assembleia de Deus.

 

Previsão de obras

Por meio de uma nota, a Secretaria das Cidades (Secid) informou que as estações Benfica e as da Avenida Conde da Boa Vista estão previstas para serem entregues em março. A Padre Cícero (na PE-005) será inaugurada ainda esse mês e as duas estações da Avenida Belmino, em maio.

 

Os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste eram obras previstas para a Copa do Mundo. O Norte-Sul liga Igarassu a Recife, enquanto que o Leste-Oeste, Camaragibe a Recife. São 33 km de corredores exclusivos de BRT, com um total de 28 estações.

 

Leia também:

Desafios da mobilidade na região metropolitana do Recife 

BRTs como alternativa de mobilidade urbana em cidades globais 

O fim e um outro começo para as obras de mobilidade no Recife 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário