Prefeita de Paris quer proibir ônibus e caminhões poluentes

Capital da França quer reduzir tráfego intenso nas regiões centrais e vias do entorno, e prevê restrições à circulação de veículos poluentes ainda em 2015

Notícias
 

Fonte: AFP  |  Autor: EM.com.br  |  Postado em: 28 de janeiro de 2015

A proibição deve ser imposta primeiro no centro de

Proibição deve ser imposta primeiro no centro de Paris

créditos: LP/ Philippe Lavieille

 

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou nesta quarta-feira (28) que pretende proibir a circulação de caminhões e ônibus poluentes a partir de julho na capital francesa.

 

Paris, cidade das mais visitadas do mundo por turistas, com população de quase dois milhões de habitantes, sofre com o problema de tráfego intenso inclusive nos deslocamentos a pontos históricos. "Quero proibir os ônibus mais poluentes e os veículos pesados de circular por essas vias a partir de 1º de julho de 2015", disse Hidalgo em entrevista ao jornal Le Monde.

 

A cidade sofre habitualmente com as altas concentrações de poluição, que obrigam as autoridades a estabelecer limites temporários à velocidade de circulação de motocicletas e restrição de alguns dias a veículos de passeio.

 

"Um ano depois, em julho de 2016, a proibição será ampliada a todos os veículos que forem mais poluentes", completou, antes de afirmar que a área urbana afetada pela medida ainda está sendo negociada.

 

Prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anuncia restrição a veículos poluentes. (Reuters)

 

Para a prefeita Anne Hidalgo, que prometeu divulgar na próxima semana um plano ambiental para a cidade, a proibição deve ser imposta primeiro no centro de Paris, sem incluir a auto-estrada que cerca Paris e a região dos bosques adjacentes.

 

A gestora reiterou ainda a intenção de erradicar os veículos a diesel da cidade até 2020. Em dezembro, ela anunciou o desejo de transformar o centro da cidade em uma área "semipedestre", um projeto que é parte de um conjunto de medidas de combate à poluição e pela melhora da qualidade de vida dos parisienses.

 

Leia também:

Com bike elétrica ou normal, Europa estimula uso da "magrela" nas ruas 

Arquiteta brasileira vence concurso e projeta estação de metrô de Paris

Paris vai proibir circulação de veículos na área central da cidade 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário