Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito anuncia planos de mobilidade para Aracaju

Superintendente prevê implantação do BRT, fiscalização eletrônica por radares e lombadas, licitação para o transporte público entre outras ações para 2015

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1 SE  |  Postado em: 02 de fevereiro de 2015

Nelson Felipe faz balanço e anuncia novidades

Nelson Felipe faz balanço e anuncia novidades

créditos: Marina Fontenele

 

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) apresentou nesta sexta-feira (30) o balanço de ações realizadas em 2014 com o objetivo de racionalizar o tráfego de veículos e pessoas em Aracaju. O superintendente Nelson Felipe da Silva Filho diz que o ano passado foi de muitas mudanças que ajudaram a dar maior fluidez ao tráfego e que para 2015 os projetos são ainda maiores como a implantação do BRT (Bus Rapid Transit), retorno da fiscalização eletrônica por radares e lombadas, andamento da licitação para o transporte público, desativação do Terminal de Integração Fernando Sávio, localizado no Centro da capital sergipana.

 

Em um ano foram instaladas mais de 2,6 mil placas de sinalização, o que gera um alto custo para a superintendência porque a maioria é colocada no lugar onde outras foram furtadas. “Esses pequenos furtos comprometem a segurança. Imagine um motorista entrar na contramão porque uma placa foi retirada ou parar em local proibido e ser multado porque a sinalização foi furtada. Também existe vandalismo e pontos de ônibus e nos próprios terminais que prejudicam a própria população”, afirma Nelson Felipe.

 

Em entrevista coletiva, o gestor da SMTT destacou ainda mudanças em cruzamentos e sentido de vias, implantação de novos pontos de ônibus, sinalização vertical e horizontal, temporização de semáforos, fiscalização, ações educativas, reparos em terminais de integração de ônibus e a análise estatística de acidentes para dar fundamento às ações de redução desses números.

 

Sobre o terminal de integração do Centro da cidade, existe a possibilidade de ele ser desativado. “Aquela área onde ele funciona pertence ao Estado que deve fazer uma reforma grande no Terminal Luiz Garcia, popularmente conhecido como Terminal da Rodoviária Velha. A gente tem intenção de fazer uma nova geometria do trânsito da capital e de demolir o terminal do Mercado e fazer um novo mais moderno e com maior capacidade”, explica.

 

 
Radares já estavam em testes em Aracaju, mas licitação foi anulada (Foto: Marina Fontenele/G1)
Radares ajudam a reduzir infrações de trânsito (Foto: Marina Fontenele/G1)
 
 
Radares e lombadas eletrônicas
 
 
Segundo Nelson Felipe, um estudo feito pela SMTT revela que 80% dos acidentes acontecem por imprudência dos condutores e que a principal causa é passar com o sinal vermelho.
 
 
“A fiscalização eletrônica já foi licitada, temos uma empresa classificada que deve apresentar os equipamentos para testes até o final de fevereiro. Se não houver contratempo, em março nós já teremos esse trabalho já sendo implantado na cidade”, adianta.
 
 
BRT
 
 
No dia 27 de janeiro fizemos a licitação para a implantação do projeto executivo, isso quer dizer que é a última fase antes do início das obras, ou seja, dando tudo certo com o trabalho que nós estamos fazendo em parceria com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) acredito que ainda neste ano comecem as obras nos dois primeiros corredores.
 
 
Licitação do transporte
 
 
“O consórcio de empresas que farão o transporte público está bem adiantado, estamos com o protocolo de intenções praticamente terminado. O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, tem se empenhado no contato com os demais prefeitos e com o Governo do Estado para viabilizar a assinatura do protocolo. Feito isso, o documento é enviado para a Assembleia Legislativa para a criação do Consórcio Público da Grande Aracaju que é quem vai fazer a licitação do transporte público”, finaliza o superintendente da SMTT.
 
 
Leia também:

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário