Em Sorocaba (SP), programa ensina idosos a pedalar

Além de aprender a pedalar, pessoas terão orientações sobre regras de trânsito, segurança pessoal e coletiva, compartilhamento de vias e importância da atividade física

Notícias
 

Fonte: Cruzeiro do Sul  |  Autor: Cruziero do Sul  |  Postado em: 12 de março de 2015

Programa do Clube do Idoso trabalha a mobilidade

Clube do Idoso traz programa de mobilidade

créditos: Emídio Marques/Arquivo JCS

 

As aulas da Escola do Pedala Terceira Idade começaram na terça-feira (10). A primeira aula é teórica e acontece na sala de cinema do Clube do Idoso, anexo ao Centro Esportivo André Matiello, no bairro de Pinheiros, a partir das 14h. As aulas práticas começaram no cia seguinte (11) e serão realizadas todas as quartas-feiras, sempre às 8h30, às 9h30 e às 10h30, durante dois meses. Os sócios do Clube e da Chácara do Idoso poderão se inscrever até minutos antes do início da aula.

 

A engenheira metalúrgica Ana Maria Nogueira Bastos, de 60 anos, vai participar das aulas para aprender a pedalar. "Eu sempre gostei de andar de bicicleta, mas faz mais de 30 anos que não pedalo. É uma forma de ser ecologicamente correta", conta. As aulas também são voltadas para aprimorar a habilidade dos idosos que já sabem pedalar. Este é o caso da aposentada Joelza Araújo Silva, de 64 anos, que vai participar pela segunda vez do curso. "Eu aprendi a andar de bicicleta nas aulas do ano passado, mas ainda tenho muito medo. Eu comprei uma bicicleta e quero ter mais equilíbrio e coordenação."

 

No curso os idosos aprendem a manter o equilíbrio, pedalar seguindo um trajeto completo, freando e fazendo curvas. Além de receber orientações sobre regras de trânsito envolvendo bicicletas, compartilhamento das vias, noções de segurança pessoal e coletiva, importância da prática regular de exercícios físicos e possibilidade de transporte através do uso das bicicletas. A meta do projeto, que faz parte do Programa Mobilidade na Terceira Idade, é formar um grupo de ciclistas consciente da maneira correta de pedalar nas ciclovias e demais vias da cidade.

 

Para se inscrever e participar das atividades do Clube do Idoso os interessados, além de residir em Sorocaba, devem ter mais de 55 anos, apresentar atestado médico para atividades físicas, documento com foto, comprovante de endereço e duas fotos 3x4. As inscrições podem ser feitas de 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Mais informações pelos telefones (15) 3233-9014 ou (15) 3302-3737. (J.N.)

 

Leia também:


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário