Primeira ciclorrota de Curitiba é inaugurada

Trajeto Portão-PUC foi lançado no sábado. Segundo a prefeitura, proposta é estimular o compartilhamento das vias sem que veículos automotores percam uma faixa

Notícias
 

Fonte: Bem Paraná  |  Autor: Bem Paraná  |  Postado em: 16 de março de 2015

Cilcistas aproveitam primeira ciclorota da cidade

Cilcistas aproveitam primeira ciclorrota da cidade

créditos: Maurílio Cheli/SMCS

 

Ciclistas do projeto Pedala Curitiba e o prefeito Gustavo Fruet percorreram de bicicleta, na tarde deste sábado (14), parte do trajeto da primeira ciclorrota sinalizada da cidade, que liga o bairro Portão à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), no bairro Prado Velho, e à avenida Comendador Franco (Avenida das Torres).

 

Eles partiram do Largo Jacó Stofella, esquina da avenida Água Verde com rua Santo Amaro. A Prefeitura destaca que a importância da ciclorrota é compartilhar o espaço sem que o carro, a moto e ou a bicicleta percam uma faixa, sendo um incentivo à integração dos modais.

 

"Utilizar as vias de forma civilizada é um processo que leva gerações e é o grande desafio. Nenhuma cidade mudou hábitos da noite para o dia. A ideia é compartilhar e mostrar que o espaço público não pode ser exclusivo de um modal", disse o prefeito.

 

A ciclorrota Portão-PUC tem um trecho de 6,2 km de vias compartilhadas por carros e bicicletas, com velocidade máxima permitida de 30 km/h. Círculos azuis com o emblema de bicicleta delimitam o trecho e identificam a ciclorrota.

 

A ciclorrota é uma das alternativas implantadas pela Prefeitura de Curitiba para oferecer um número cada vez maior de quilômetros de vias cicláveis na cidade. Tem por objetivo legitimizar o direito de circulação das bicicletas nas vias.

 

O Plano Cicloviário de Curitiba prevê a implantação de ciclorrotas, além de ciclovias, ciclofaixas, passeios compartilhados e vias calmas. A escolha da implantação depende das características da região.

 

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Sergio Pires, ressalta que a implantação desta primeira ciclorrota representa mais um passo na consolidação do Plano Cicloviário. "A determinação do prefeito Gustavo Fruet é transformar Curitiba em uma cidade mais humanizada, mais participativa e a ciclorrota é mais um exemplo. Já começamos com a via calma na Sete de Setembro que é um sucesso. O importante é dar alternativas para que as pessoas possam transitar e curtir Curitiba de uma maneira melhor e mais segura", disse.

 

Rota

A ciclorrota Portão-PUC tem o seguinte trajeto, em mão dupla: início no cruzamento da avenida República Argentina com a rua Morretes, seguindo pelas ruas Amazonas, Paranaguá, Pará, São Paulo, Otávio Francisco Dias, Madre Maria dos Anjos e Baltazar Carrasco dos Reis. Da Baltazar Carrasco dos Reis, a ciclorrota segue por dois caminhos: pela rua Imaculada Conceição, em uma ciclofaixa de 300 metros até a entrada da PUCPR; e até a ciclovia da Avenida Comendador Franco.

 

A ciclorrota inaugurada faz conexão com outras infraestruturas cicloviárias já existentes em Curitiba, formando uma rede de vias cicláveis com a rua Conselheiro Laurindo, rua João Negrão, rua Pedro de Toledo, avenida Comendador Franco, rua Engenheiros Rebouças, avenida Getúlio Vargas, rua Alexandre Gutierrez, avenida Sete de Setembro, rua Mariano Torres e avenida Dario Lopes dos Santos.

 

Outros trechos de ciclorrotas estão em fase de projeto no Ippuc e deverão ser implantados em breve na cidade.

 

Leia também:

Plano Diretor de Curitiba volta o planejamento da cidade para novas áreas

Em Curitiba, círculos azuis no solo indicarão ciclorrotas

Como está o Plano de Mobilidade em sua cidade?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário