Protesto dia 15, no DF: desrespeito de motorista não combina com desejo de mudança

Colaborador de Brasília registra a falta de civilidade com pedestres e ciclistas no ato de 15 de março

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Uirá Lourenço / Mobilize  |  Postado em: 20 de março de 2015

Carros invadiram todos os espaços no ato em Brasíl

Carros invadiram todos os espaços no ato em Brasília

créditos: Uirá Lourenço

 

No último dia 15, fui à Esplanada dos Ministérios conferir a manifestação contra a corrupção, marcada para acontecer em diversas cidades brasileiras. Como faço desde junho de 2013, pego a bicicleta e vou até o palco das manifestações observar e participar das mobilizações.

 

Estava com a esposa na tandem (bicicleta dupla) e a primeira impressão que tivemos foi de que a circulação a pé ou de bicicleta estava bastante comprometida. Então, decidi mudar o foco do registro fotográfico. Em vez de observar cartazes e comportamentos, fui conferir as imediações da Esplanada dos Ministérios.

 

E o resultado foi desanimador. Carros espalhados por todos os cantos, em qualquer espaço livre, não importando se fosse calçada, canteiro ou ciclovia. Motoristas estacionavam e circulavam tranquilamente por espaços públicos. Ao deixarem os carros para irem à Esplanada, bradavam palavras de ordem contra o governo, cobrando melhorias.  

 

Calçadas e canteiros invadidos. Fotos: Uirá Lourenço

 

 Mais espaços públicos invadidos 


O vídeo a seguir deixa claro o grau de desrespeito, de falta de civilidade com pedestres e ciclistas no ato do dia 15 de março. Prepare-se, as cenas são fortes! 
 

 

A contradição entre o desejo de mudança e a ação egoísta ao dirigir é evidente. Almejam-se mudanças no governo, mas não se consegue mudar velhos hábitos, como o de dar um jeitinho na hora de estacionar, não importando se a atitude desrespeitosa irá comprometer a segurança e o conforto da coletividade. 

 

Se a alegação para as inúmeras infrações observadas for a suposta falta de vaga para estacionar, então que se repense a forma de se deslocar até as manifestações e se inclua na pauta de reivindicações as necessárias melhorias no transporte coletivo.

 

No quesito respeito no trânsito e civilidade, definitivamente a culpa não é das estrelas, como se poderia supor pelos adesivos colados em alguns dos carros infratores. A culpa é do cidadão comum que ignora normas básicas de boa convivência.

 

 

Leia também:

Ciclistas e pedestres à margem em nossas cidades

Mais de 50% dos acidentes ocorrem perto de pontos de ônibus em Brasília

Cerca de cem ônibus escolares novos estão parados no DF por falta de contrato 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário