Em SP, número de passageiros de ônibus na madrugada cresce 80%

O número de passageiros de ônibus durante a madrugada na capital paulista aumentou em quase 80%, segundo a gestão Fernando Haddad (PT)

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Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Giba Bergamim  |  Postado em: 02 de abril de 2015

Transporte público ganha a madrugada na capital pa

Transporte público ganha a madrugada na capital paulista

créditos: Avener Prado/Folhapress

 

A constatação foi feita cerca de um mês após a implementação de uma rede de transporte noturna na cidade. As rotas podem ser consultadas no site da SPTrans. Segundo dados da SPTrans (empresa municipal que gerencia o transporte na cidade), no dia 15 de março (um domingo) foram transportadas 33.725 pessoas da meia-noite às 4h contra 18.984, média dos domingos anteriores.

 

É justamente nas madrugadas de sábado e domingo que os passageiros mais procuram a rede de transporte da madrugada -composta por 151 linhas que operam neste horário com 454 ônibus e micro-ônibus. Antes da operação, iniciada em 28 de fevereiro passado, eram 98 linhas. De lá até o último dia 22 de março, foram transportadas no período 508.267 passageiros –cerca de 6% dos 9 milhões de passageiros/dia.

 

Em entrevista à Folha, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, disse que, além do aumento das linhas, houve maior regularidade, já que 99% das viagens foram cumpridas pelas empresas. "Antes, não havia respeito aos horários de partidas. O motorista saía do ponto inicial a hora que queria", disse. Para Tatto, trabalhadores da noite que esperavam o início da manhã para irem para casa passaram a usar os veículos disponíveis. "Além disso, pessoas que dividiam um carro para ir junto ao trabalho u à balada passaram a usar seus ônibus", disse.

 

Gargalos

Segundo Tatto, alguns ônibus ainda não conseguem cumprir viagens nos horários programados por causa de trânsito. Na madrugada, os veículos tem dificuldade de passar em áreas de baladas por causa do fluxo de pessoas nas ruas. "Na região do baixo Augusta (centro), por exemplo, isso vem acontecendo", disse.

 

Na periferia, os coletivos emperram nas áreas onde acontecem os bailes funk. "Os pancadões são um problema que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) terá que resolver", disse. Outro gargalo é a região do mercado Municipal, que durante toda a madrugada tem fluxo intenso de caminhões que trazem mercadorias.

 

A rede de ônibus da madrugada é uma espécie de teste para o futuro sistema de transporte na cidade, que passará por uma reformulação após a licitação das empresas de ônibus, que deverá acontecer até julho.

 

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